A história de Nossa Senhora Aparecida é narrada por Pe. José Alves Vilela, então vigário de Guaratinguetá, do seguinte modo: "Na segunda quinzena de Outubro de 1717, passando por esta vila de Guaratinguetá para as Minas, o governador delas e de São Paulo, o conde Assumar, dom Pedro de Almeida, foram notificados pela câmara os pescadores, para apresentarem todo o peixe que pudessem haver para o dito governador. Entre muitos foram pescar Domingos M. Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, em suas canoas. E principiando a lançar suas redes no orto de José Corrêa Leite, continuaram até o Porto de Itaguaçu, distância bastante, sem tirar peixe algum. E lançando neste porto João Alves a sua rede de arrasto, tirou o corpo da Senhora, sem a cabeça; e lançando mais abaixo outra vez a rede, tirou a cabeça da mesma Senhora da Conceição, não se sabendo nunca quem ali a lançasse.Guardou o inventor esta imagem em um pano; e continuando a pescaria, não tendo até então tomado peixe algum, dali em diante foi tão copiosa a pescaria em poucos lanços, que receosos os companheiros de naufragarem pelo muito peixe que tinham na canoa se retiraram a suas casas, admirados deste sucesso.

Felipe Pedroso conservou esta imagem seis anos em sua casa, perto a Lourenço de Sá; e passando para Ponte Alta, ali a conservou em sua casa por nove anos. Daqui se passou a morar em Itaguaçu, onde deu a imagem aseu filho Atanásio Pedroso, o qual lhe fez uma oratório e num altar de paus colocou a Senhora, estando a noite seena; e querendo logo Silvana da Rocha acender as luzes apagadas, também se viram acesas, sem intervir diligência alguma; foi este o primeiro prodígio."

Muitos outros milagres se sucederam, uma capela foi construida para acolher os visitantes que vinham rogar sua intercessão. Em 1888 foi benta a chamada "basílica velha" e em 1980 o papa João Paulo II consagrou o atual santuário, um dos maiores do mundo.A tradição de romarias à Basílica de Aparecida (SP) iniciaram em 1900, com a ida de 1200 peregrinos de São Paulo. Em 1929, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e em 1931, em solenidade no Rio de Janeiro, foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil. A coroa e o manto azul marinho que cobrem a imagem negra de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foram doação da prncesa Isabel, devota da Virgem.

Festa dia 12 de Outubro. Em 2017, comemoramos 300 anos da aparição.

Recomende para seus amigos

Comentários

  1. María
    10/05/2018

    Obg nossa senhora po tem protegido meu pai pq ele sai de manha para preucura as ovelha de e deo 2hora foi a hora que ele chego obg

Escrever Comentário