A origem desta devoção está associada à apresentação de Jesus no templo, quando Simeão reconhece Jesus como "luz para iluminar os gentios e glória de Israel". Também recebe o nome de Candeias, devido à candeia levada por Maria quando se apresentou no templo com o Menino Jesus. Denomina-se também "Purificação de Maria", que na mesma ocasião cumpria a lei mosaica.

Um fato ocorrido com o português Pedro Martins, no século XV, reforçou a devoção a Nossa Senhora da Luz. Preso por piratas, Pedro rezava incessantemente enquanto em Portugal todos percebiqam uma estranha luz vinda de uma fonte. Em sonhos, a Virgem da Luz disse a Martins que no dia seguinte ele acordaria em sua terra, mas como agradecimento deveria procurar uma imagem perdida e construir no local uma igreja. A imagem fora encntrada exatamente na fonte da "luz".

No Brasil, a devoção foi difundida por jesuítas e beneditinos. É a padroeira de Curitiba, que, segundo a tradição, nasceu a partir do brilho dos olhos da imagem. Foi o brilho que serviu de sinal para os bandeirantes se dirigirem à tribo indígena onde hoje se localiza a cidade.

Festa: 02 de Fevereiro

Recomende para seus amigos

Comentários

Escrever Comentário