Arcebispo de Porto Alegre alerta para os desafios após enchentes devastadoras no RS
Com milhares de desabrigados, a região enfrenta uma das maiores tragédias naturais de sua história.
Em meio à devastação causada pelas enchentes históricas no Rio Grande do Sul, Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, compartilhou suas preocupações com o Vatican News nesta segunda-feira (06/05). “Nós teremos dias muito difíceis pela frente. A água vai demorar pra descer e, junto com isso, a preocupação com o atendimento a todas essas pessoas”, expressou, diante de um cenário onde 83 pessoas perderam a vida, 111 estão desaparecidas e mais de 141 mil foram forçadas a deixar suas casas.
A situação em Porto Alegre é particularmente alarmante, com relatos em primeira mão de resgates dramáticos, como o de Ariane Collet, que descreveu sua evacuação do Bairro São Geraldo, uma das áreas mais atingidas. “Água até o peito, saí um pouco pela água, um pouco de lancha, agora passamos para um caminhão, mas está tudo sob controle”, narrou Ariane, ilustrando a gravidade da situação.
O Rio Guaíba atingiu níveis recordes, chegando a 5,33 metros na manhã de domingo (05/05), com uma leve redução para 5,26 metros na segunda-feira. Especialistas preveem que o nível do rio se manterá elevado, cerca de 4 metros, pelos próximos 10 dias, exacerbando os desafios para as operações de resgate e recuperação.
A tragédia ultrapassa os limites da capital gaúcha, afetando 345 dos 496 municípios do estado, com um impacto direto em 850 mil pessoas. Cidades como Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas contabilizam centenas de milhares de desalojados, enquanto Eldorado do Sul enfrenta uma situação crítica, descrita pelo prefeito como “a cidade não existe mais”.
Dom Jaime Spengler tem mantido contato com párocos de todo o estado, buscando oferecer suporte e solidariedade. O Papa Francisco também expressou sua proximidade com os afetados, rezando pela população durante o Regina Caeli.
Fonte: Vatican News
Diante desta catástrofe, a Rádio Aliança se une ao apelo por solidariedade e apoio às vítimas das enchentes.