Notícias

Tetraplégico que evangelizava por telefone avança para a beatificação

Fase diocesana da causa de Nino Baglieri é concluída em Módica, Itália.

Em Módica, no sul da ilha italiana da Sicília, foi concluída a fase diocesana da causa de beatificação do Servo de Deus Nino Baglieri. Depois de superar a amargura pela sua condição de tetraplégico, Nino dedicou-se à missão evangelizadora através de diversos meios, incluindo o telefone.

Segundo a Agência de Notícias Salesianas (ANS), a solenidade ocorreu no domingo, 5 de maio, na igreja Madre de San Pedro, com uma Eucaristia presidida por Mons. Salvatore Rumeo, Bispo de Noto. Em sua homilia, o prelado destacou que justamente em 5 de maio de 1951, Nino Baglieri recebeu o Santo Batismo, “tornando-se cristão”.

Referindo-se ao Servo de Deus, o bispo afirmou: “A oração para Nino era tudo: apesar de seus sofrimentos, como uma luz que brilha e arde, ele conseguiu contagiar os outros com o sentido da verdadeira oração”.

Dirigindo-se a Nino, Mons. Rumeo disse: “Somos gratos por seu ensinamento evangélico, porque em sua vida vemos a passagem da graça de Deus que continua a nos falar sobre santidade”.

A fase diocesana concluiu-se com o selamento de oito pacotes contendo todas as informações e testemunhos sobre a vida e obra de Nino Baglieri. Estiveram presentes o Nono Sucessor de Dom Bosco, Pe. Pascual Chávez, e o postulador salesiano, Pe. Pierluigi Cameroni. Toda a documentação será enviada ao Dicastério das Causas dos Santos no Vaticano para análise.

Quem foi Nino Baglieri?

Nino nasceu em Módica em 1951. Na juventude, trabalhou como pedreiro até que, em 6 de maio de 1968, aos 17 anos, caiu de um andaime e ficou completamente paralisado. Durante anos, viveu amargurado, movendo apenas a cabeça.

Segundo o Boletim Salesiano Dom Bosco na América Central, sugeriram à mãe de Nino que aplicasse a eutanásia no filho com “uma simples injeção” para acabar com seu sofrimento, mas ela respondeu: “Enquanto eu viver, cuidarei dele”.

Na Sexta-feira Santa de 1978, membros do grupo Renovação no Espírito foram orar por ele, iniciando seu processo de conversão. Nino aceitou sua cruz e começou a ler a Bíblia. Aprendeu a escrever com a boca e começou a redigir suas memórias e cartas para pessoas ao redor do mundo.

“Graças a um bastão, ele discava números de telefone e entrava em contato direto com muitos doentes, e suas palavras calmas e convincentes os consolavam”, indicam os salesianos.

Nino tornou-se Salesiano Cooperador e, posteriormente, ingressou nos Voluntários com Dom Bosco (CDB), homens leigos consagrados que professam votos de obediência, pobreza e castidade, vivendo a missão salesiana em suas casas e trabalhos.

Nino foi conhecido por anunciar a alegria e a esperança no Senhor através de seu testemunho de vida. Após um longo sofrimento, que suportou com um sorriso, faleceu em 2 de março de 2007. Segundo seu desejo, foi enterrado com tênis esportivos porque, como ele dizia: “no meu último caminho para Deus, poderei correr para Ele”.

Fonte: ACI Prensa

Apoie a Rádio Aliança a continuar divulgando histórias inspiradoras de fé e perseverança. Saiba mais ou doe agora em alianca.fm.br/contribuintes.