Papa Francisco destaca a liturgia como encontro pessoal e comunitário com Deus
Em encontro com liturgistas espanhóis, o Santo Padre enfatiza a importância da liturgia na aproximação divina.
O Papa Francisco, em uma reunião com professores e estudantes da Universidade Ateneu de São Paciano de Barcelona no Vaticano, na sexta-feira, refletiu sobre a liturgia sagrada como um encontro pessoal e comunitário com Deus. Durante o encontro, o Santo Padre ressaltou o valor inestimável da liturgia e lembrou que declarou este ano, antecedendo o Jubileu da Esperança de 2025, como um Ano de Oração.
“É importante”, enfatizou o Papa, “que em seus estudos, vocês reflitam sobre a necessidade de buscar essa união com o Senhor, e sobre os meios que Ele, por meio da Igreja, nos deu para alcançá-la.”
Um encontro que pertence a todos
O Papa destacou que “a liturgia também nos lembra que esse encontro ao redor de Deus pertence a todos.”
Ele prosseguiu sublinhando a importância da conexão entre Deus e o homem na liturgia. “O homem é para a liturgia porque é para Deus; mas uma liturgia, sem essa união do homem com Deus”, advertiu, “é uma aberração.” Como exemplo, mencionou “uma aberração seria uma liturgia escravizada ao rubricismo, que não conduz à união com Deus.”
Nesse contexto, o Santo Padre convocou os presentes a sempre personificar o amor fraternal e a humildade, e a abraçar a Cruz.
Sendo moldados por Deus
Além disso, o Papa enfatizou a necessidade de “nos deixarmos moldar por Deus e tocar a ferida aberta do Senhor nos membros de seu Corpo Místico”, antes de pedir-lhes “para trabalhar para tornar nossa liturgia diária viva, de modo que possa expressar, questionar e nutrir essa relação.”
“Dessa forma”, concluiu o Santo Padre, “nossas comunidades serão tabernáculos de Deus entre os homens.”
Fonte: Vatican News
Para apoiar a missão de espalhar mensagens de fé e esperança, a Rádio Aliança conta com sua generosidade. Saiba mais ou doe agora em alianca.fm.br/contribuintes.