Notícias

Papa Francisco retorna à Casa do Pai

Com pesar e gratidão, a Igreja despede-se do Pontífice que marcou uma era com compaixão, simplicidade e amor pelos mais esquecidos

Na manhã desta segunda-feira, o mundo foi tomado por um profundo sentimento de tristeza com o anúncio do falecimento do Papa Francisco. A notícia foi comunicada diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por Sua Eminência, o cardeal Kevin Farrell. Às 7h35 (horário local), o Santo Padre, até então Bispo de Roma e guia espiritual da Igreja Católica, entregou sua alma ao Senhor.

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. […] Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, declarou o cardeal Farrell, expressando a dor sentida por fiéis em todo o mundo e, ao mesmo tempo, a imensa gratidão por tudo o que Francisco representou e viveu em nome do Evangelho.

O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi chamado por Deus após um pontificado repleto de gestos concretos de amor, escuta e misericórdia. Desde sua eleição como Sucessor de Pedro, em 2013, deixou marcas indeléveis na história da Igreja com seu olhar voltado aos mais pobres, sua simplicidade de vida e suas palavras sempre cheias de compaixão. Ele escolheu o nome “Francisco” inspirado no poverello de Assis, e, assim como este, viveu alicerçado no despojamento e no cuidado com a criação e os marginalizados.

Com ternura pastoral, falou à humanidade sobre a urgência da fraternidade e da reconciliação. Em sua última aparição pública, ontem, Domingo de Páscoa, dirigiu-se aos fiéis de todo o mundo com a tradicional mensagem Urbi et Orbi, deixando palavras que agora ecoam como testamento de esperança e fé.

A Igreja entra oficialmente no período de Sé Vacante, e detalhes sobre os ritos fúnebres e o início dos preparativos para o Conclave serão divulgados em breve. Fiéis em diversas partes do mundo já se unem espiritualmente em oração pelo repouso da alma de Francisco, suplicando ao Deus Trino que o acolha na Jerusalém Celeste.

Que o testemunho do Papa Francisco continue a inspirar gerações de discípulos missionários para um mundo ferido que clama por justiça, perdão e paz.

Ajude a Rádio Aliança a continuar anunciando a fé que o Papa Francisco cultivou com tanto amor. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes