Notícias

Papa Francisco Exalta o Poder da Arte na Transmissão de Valores Universais

Durante encontro com prefeitos de cidades espanholas patrimônio da humanidade, o Pontífice destaca a arte como meio de expressar fé, esperança e caridade.

No Vaticano, neste sábado, dia 13, o Papa Francisco teve um encontro significativo com os líderes das 15 cidades espanholas reconhecidas como Patrimônio Mundial pela Unesco. Nessa ocasião, o líder da Igreja Católica compartilhou uma mensagem poderosa sobre o papel da arte e do patrimônio cultural na perpetuação de valores essenciais como a fé, a esperança e a caridade.

O grupo visitante, conhecido como ‘Ciudades Patrimonio de la Humanidad’ da Espanha, é uma associação que se dedica à preservação e promoção do rico legado histórico e cultural dessas cidades. Fundada em 1993, a associação reúne os prefeitos das cidades membros em um esforço coletivo para proteger seus centros históricos e promover um intercâmbio enriquecedor de experiências e desafios comuns.

Em suas palavras de boas-vindas, o Papa expressou seu contentamento em receber o grupo no coração da Cidade do Vaticano, destacando a responsabilidade compartilhada de cuidar desse patrimônio inestimável. “Somos guardiões de um rico patrimônio, o que representa uma grande responsabilidade, mas também uma bela vocação”, afirmou Francisco.

A Dimensão Humana da Arte e do Patrimônio

O Papa ressaltou que o valor do patrimônio transcende o meramente artístico e cultural, tocando a essência da humanidade e dos povos que nos precederam. Ele citou a importância de reconhecer as experiências humanas autênticas refletidas nas obras de arte e nos monumentos históricos: “As situações históricas nos falam de homens e mulheres reais, de sentimentos autênticos, que devem ser lições de vida para nós, antes de serem peças de museu”.

Fé, Esperança e Caridade: Pilares da Comunidade

Além da preservação física, Francisco sublinhou a necessidade de as cidades patrimônio transmitirem os valores profundos de suas comunidades. “Peço ao Senhor que, junto com a beleza de suas cidades, lhes conceda a graça de transmitir a fé, a esperança e a caridade de seu povo”, disse o Papa, enfatizando a importância de refletir sobre os valores que permitiram a construção dessas cidades ao longo das eras.

O Papa encerrou seu discurso com uma visão inspiradora para o futuro, onde a cultura e o patrimônio continuam a ser meios vivos de conectar as pessoas, suas histórias e esperanças. “Falaremos de povos, de pessoas, de uma história que não é apenas contemplada, mas vivenciada, com um olhar para o passado e outro para o futuro, a fim de termos sempre as mãos no presente que nos questiona todos os dias”, concluiu Francisco, delineando uma missão contínua de aprendizado e transmissão de valores através da arte e do patrimônio.

Fonte: Vatican News