Notícias

Papa Francisco incentiva jovens a superar divisões entre católicos e ortodoxos

Encontro com líderes religiosos destaca a importância da formação cultural e teológica para as novas gerações

Na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, o Papa Francisco recebeu em audiência no Vaticano o Diretor Geral da Apostolikì Diakonia da Igreja da Grécia, Metropolita Agathanghelos, e a Delegação do Colégio Teológico de Atenas. Durante o encontro, o Papa destacou sua esperança de que os jovens possam “romper as cadeias do ressentimento” e promover a unidade na diversidade entre católicos e ortodoxos.

A Apostolikì Diakonia, fundada em 1936, é um órgão eclesiástico oficial da Igreja Ortodoxa da Grécia, dependente do Santo Sínodo. O Papa expressou sua gratidão pela colaboração entre esta entidade e o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, ressaltando a importância do trabalho conjunto para promover projetos culturais e educacionais.

Formação cultural e teológica

O Santo Padre enfatizou a necessidade de investir na formação cultural, teológica e ecumênica das novas gerações. “São precisamente os jovens, sustentados pela esperança que se funda na fé, que podem romper as cadeias do ressentimento, das incompreensões e dos preconceitos que durante séculos mantiveram católicos e ortodoxos prisioneiros, impedindo-os de reconhecer-se como irmãos unidos na diversidade”, afirmou o Papa.

Ele destacou que no próximo verão, a Faculdade de Teologia de Atenas acolherá um grupo de estudantes católicos, que iniciarão seus estudos sobre a língua grega moderna e a Igreja Ortodoxa. O Papa expressou seu desejo de que essa colaboração continue a frutificar.

Unidade e diversidade

O Papa Francisco ressaltou a importância de caminhar, trabalhar e rezar juntos, preparando-se para receber o dom da unidade, que é fruto do Espírito Santo. “Enquanto caminhamos juntos, trabalhamos juntos e rezamos juntos, nos preparamos para receber de Deus o dom da unidade que, como fruto do Espírito Santo, será comunhão e harmonia na legítima diversidade”, concluiu o Papa.

Com informações do Vatican News

Ajude-nos a continuar promovendo a unidade e a colaboração entre as diferentes tradições cristãs. Saiba mais ou doe agora em alianca.fm.br/contribuintes.