Papa Francisco convida fiéis a redescobrir a beleza do Rosário no Jubileu da Esperança 2025
No 150º aniversário de Nossa Senhora de Pompeia, Pontífice destaca importância da oração mariana
O Papa Francisco lançou um convite especial aos católicos para redescobrirem a beleza e a importância do Rosário, por ocasião do 150º aniversário da chegada da imagem de Nossa Senhora do Rosário em Pompeia, Itália.
Em comunicação com o arcebispo Tommaso Caputo, o Pontífice destacou a providencial coincidência deste marco com o próximo Ano Jubilar de 2025, centrado em “Jesus, nossa esperança”. Francisco ressaltou o Rosário como “um instrumento simples ao alcance de todos” que pode apoiar a renovação evangelizadora da Igreja.
O Papa enfatizou a necessidade de redescobrir esta oração no contexto familiar, convidando os fiéis a não a perceberem como uma prática repetitiva, mas como “um ato de amor que nunca se cansa de ser derramado”. Ele também conectou esta devoção ao 1.700º aniversário do Concílio de Niceia, incentivando os católicos a contemplarem os mistérios de Cristo através do olhar de Maria.
O santuário de Pompeia recebe anualmente cerca de 3 milhões de peregrinos que vêm venerar a imagem de Nossa Senhora, que retrata a Virgem Maria entregando rosários a São Domingos e Santa Catarina de Sena.
Francisco recordou o beato Bartolo Longo, fundador do santuário, como “um apóstolo do rosário”, cuja missão de difundir a devoção mariana alcançou dimensão mundial. O Pontífice expressou esperança de que os devotos continuem espalhando esta importante tradição espiritual.
Concluindo sua mensagem, o Papa pediu que o Senhor fale à humanidade “através da mensagem de Nossa Senhora de Pompeia”, especialmente em tempos que necessitam de “harmonia e fraternidade”.