Igreja Católica denuncia assassinato de catequistas no México
Diocese de San Cristóbal de las Casas alerta sobre massacre de 11 pessoas por grupos criminosos
A Diocese de San Cristóbal de las Casas, localizada no estado mexicano de Chiapas, denunciou o assassinato brutal de 11 pessoas, incluindo dois catequistas, que resistiram às ameaças de grupos criminosos. Em comunicado emitido no dia 17 de maio, assinado por Dom Rodrigo Aguilar Martínez, bispo da diocese, foi relatado que, no dia 12 de maio, por volta das 17h30 (hora local), criminosos invadiram a comunidade de Nueva Morelia, no município de Chicomuselo, atacando especificamente as residências daqueles que ainda permaneciam no local.
Entre as vítimas estavam seis homens e cinco mulheres, incluindo uma família inteira que estava reunida em casa após a celebração dominical. “Depois de matá-los, incendiaram a casa, e os corpos de duas de nossas irmãs ficaram completamente carbonizados”, denunciou a diocese.
O Centro de Direitos Humanos Fray Bartolomé de Las Casas confirmou à ACI Prensa que dois dos assassinados, Ignacio e Teresita de Jesús, eram catequistas da paróquia São Pedro e São Paulo em Chicomuselo. Dom Aguilar Martínez lamentou que as terras mexicanas “voltam a ser tingidas pelo sangue de nossos mártires, homens e mulheres que resistem à violência e buscam construir caminhos de paz e justiça por vias pacíficas”.
A comunidade de Nueva Morelia está situada em uma região disputada pelos grupos criminosos conhecidos como o Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG) e o Cartel de Sinaloa (CDS). O bispo denunciou que “nossos povos continuam sofrendo” em uma “guerra sem fim”, onde as comunidades são usadas como “carne de canhão e barreira humana”.
Dom Aguilar Martínez fez um apelo urgente às autoridades para que olhem para essas comunidades e atuem conforme a lei para garantir a vida e a segurança dos povos. O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, reconheceu a violência em uma coletiva de imprensa no dia 16 de maio, mencionando que a Guarda Nacional está participando dos esforços de pacificação, mas lamentou a perda de vidas.
Com informações de ACI Prensa
Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes