Papa Francisco canonizará os “Mártires de Damasco”
Grupo de cristãos assassinados por ódio à fé na Síria será declarado santo pelo pontífice

No dia 23 de maio, o Papa Francisco autorizou a promulgação de um decreto que aprova a canonização de vários beatos, incluindo os “Mártires de Damasco”, um grupo de cristãos que foram assassinados por ódio à fé na Síria. Este grupo foi vítima de uma terrível masacre ocorrida entre os dias 9 e 10 de julho de 1860, em meio a tensões entre as comunidades drusa e cristã na região, que se estendiam do Líbano até a Síria, resultando em milhares de vítimas.
Na noite de 9 de julho daquele ano, uma multidão atacou o convento franciscano no bairro de Bab-Touma (São Paulo) em Damasco, levando à morte de oito frades menores e três leigos que estavam no local. Os religiosos assassinados foram Manuel Ruiz, Carmelo Bolta, Nicanor Ascanio, Nicolás M. Alberca y Torres, Pedro Soler, Engelbert Kolland, Francisco Pinazo Peñalver e Juan S. Fernández, juntamente com os três leigos, irmãos biológicos: Francis, Abdel Mohti e Raphaël Massabki.
Os onze mártires foram brutalmente assassinados por se recusarem a abandonar sua fé e se converterem ao Islã. Alguns foram decapitados com sabres e machados, enquanto outros foram esfaqueados ou espancados até a morte. O Pe. Firas Lufti, guardião do convento franciscano de Bab-Touma em Damasco, destacou que esta canonização completa um processo iniciado há mais de 160 anos com o martírio desses fiéis, que entregaram suas vidas ao serviço de Deus, da Igreja e dos irmãos que sofrem.
Esta notícia chega em um momento de grande drama e conflito em todo o Oriente Médio, incluindo a Síria. Segundo o Pe. Lufti, “a santidade é a esperança de um mundo novo. A história é escrita por Deus, que é Senhor da história, junto com seus santos”. Os 11 mártires foram beatificados pelo Papa Pio XI em 10 de outubro de 1926, e sua memória é celebrada a cada 10 de julho pelas comunidades latina e maronita.
Embora ainda não haja uma data definida para a canonização, a Igreja na Síria espera que ela ocorra durante o próximo Ano Jubilar, recentemente anunciado pelo Papa Francisco. A canonização dos mártires de Damasco dará um novo impulso à vida da comunidade cristã, que aguardava com grande expectativa este anúncio.
Com informações de ACI Prensa
Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes