Notícias

Dia Mundial do Turismo 2024 destaca a paz como tema central

Dicastério para a Evangelização lança mensagem sobre a importância do turismo na promoção da fraternidade e compreensão global

O Dia Mundial do Turismo é celebrado anualmente em 27 de setembro. Para a edição de 2024, com o tema “Turismo e Paz”, o Dicastério para a Evangelização divulgou uma mensagem que destaca a conexão essencial entre turismo e paz. O Arcebispo Rino Fisichella, pró-Prefeito do Dicastério, sublinhou o papel fundamental que o intercâmbio cultural através do turismo pode desempenhar na promoção da paz. “O intercâmbio cultural entre os povos, que encontra no turismo uma forma privilegiada, pode também se transformar em um compromisso concreto com a paz”, afirmou.

O Arcebispo Fisichella também reconheceu o impacto devastador da guerra no turismo, alertando que “a ausência de turistas cria uma expressão adicional de pobreza entre a população, que perde uma forma necessária de sustento para viver com dignidade”. Por isso, o Dicastério para a Evangelização busca contribuir para a disseminação da mensagem de paz, especialmente entre aqueles que trabalham no setor de turismo.

Fisichella expressou sua gratidão aos muitos sacerdotes e leigos dedicados a promover o turismo e as peregrinações, apesar dos desafios impostos pelas restrições de segurança. Ele incentivou esses profissionais a “se abrirem a novos caminhos, mantendo viva a possibilidade de que as rotas de peregrinação para países que tradicionalmente abrigam a riqueza de nossa fé e história sejam retomadas em breve”.

A mensagem para o Dia Mundial do Turismo também reflete o apoio do Papa Francisco à cultura do encontro. O Arcebispo Fisichella escreveu que “o interesse que move milhões de turistas pode ser facilmente combinado com o compromisso com a fraternidade, criando assim uma rede de ‘mensageiros da paz'”, ecoando o apelo do Papa por uma “abertura adequada e autêntica ao mundo… com a capacidade de se abrir ao próximo, em uma família de nações”.

O Arcebispo Fisichella também mencionou o próximo Jubileu em 2025, observando que o Ano Santo, que começará com a abertura da Porta Santa, terá um significado especial, permitindo que milhões de peregrinos experimentem a indulgência jubilar, carregando consigo a esperança de paz e reconciliação.

Concluindo sua carta, o Arcebispo Fisichella destacou que, à medida que o mundo enfrenta conflitos e desafios contínuos, o apelo pela paz ressoa mais do que nunca. Ele reiterou as palavras do Papa Francisco, que perguntou: “É demais sonhar que as armas se calem e parem de trazer destruição e morte?” Com isso em mente, Fisichella enfatizou que “turismo e paz unidos à esperança se tornam a mensagem convincente para este Dia Mundial do Turismo 2024, tanto para os operadores de turismo quanto para aqueles que empreendem a jornada com sentimentos e desejo de serenidade e harmonia”.

Com informações de Vatican News

Ajude a Rádio Aliança a continuar promovendo mensagens de paz e fraternidade. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes