Notícias

Roma celebra 80 anos do voto a Maria Salus Populi Romani

Diocese de Roma relembra oração histórica que salvou a cidade durante a Segunda Guerra Mundial

A Diocese de Roma está comemorando os 80 anos do voto a Maria Salus Populi Romani, um evento histórico que ocorreu em 1944, quando a cidade estava prestes a ser invadida pelo exército alemão. Naquele momento de grande aflição, os romanos se reuniram em oração diante do quadro de Nossa Senhora, pedindo sua intercessão para proteger a cidade. O Papa Pio XII, na ocasião, expressou sua gratidão à Santíssima Mãe de Deus, destacando sua bondade materna que permaneceria na memória perene da cidade.

Em 1944, enquanto a guerra avançava, os romanos se reuniam em oração diante de imagens sagradas, especialmente a do Divino Amor. Para proteger essa imagem das bombas, o Papa Pio XII ordenou sua transferência do Santuário de Castel de Leva para o centro de Roma. Inicialmente, a imagem foi colocada na igreja da praça Fontanella Borghese, mas devido ao grande número de fiéis, foi transferida para São Lourenço em Lucina e, posteriormente, para Santo Inácio de Loyola, em Campo Marzio. No dia 4 de junho, milhares de pessoas, entre fiéis e sacerdotes, fizeram um voto a Nossa Senhora para que a cidade fosse poupada. Naquela mesma noite, as tropas aliadas entraram em Roma sem resistência dos alemães, que deixaram a cidade.

Oitenta anos depois, a Diocese de Roma comemora esses acontecimentos com uma série de celebrações em quatro locais diferentes que foram protagonistas da história do voto solene de 1944. As comemorações começam no sábado, 1º de junho, no Centro Dom Orione, na Via della Camilluccia, com uma missa solene presidida pelo cardeal Enrico Feroci. No dia 4 de junho, a igreja de Santo Inácio, em Campo Marzio, será o palco de outra celebração, com a oração do Terço e a Santa Missa presidida pelo bispo vice-regente da Diocese de Roma, dom Baldo Reina.

No sábado, 8 de junho, a Basílica de Santa Maria Maior sediará uma celebração eucarística presidida pelo cardeal Stanislaw Rylko, seguida pela oração do Terço. As celebrações culminarão no domingo, 9 de junho, no Santuário mariano do Divino Amor, em Castel de Leva, com uma missa solene presidida pelo cardeal Enrico Feroci e uma procissão acompanhada pela banda musical do Divino Amor.

Com informações de Vatican News

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus e a paz pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes