Santa Sé declara Nossa Senhora Medianeira “Rainha do Povo Gaúcho”
Decreto de Consagração fortalece a espiritualidade mariana no Rio Grande do Sul em tempos de provação

Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças foi oficialmente declarada “Rainha do Povo Gaúcho” pela Santa Sé. O anúncio foi feito pelo arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Antônio Brustolin, durante uma missa na basílica de Nossa Senhora Medianeira, na sexta-feira (31), dia da padroeira do Rio Grande do Sul. Dom Leomar, que também é presidente do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou a importância do Decreto de Consagração do Estado à Virgem Maria, especialmente em um período de provações devido às recentes catástrofes climáticas que afetaram a região.
Dom Leomar ressaltou que a Coroação Pontifícia da imagem de Nossa Senhora Medianeira é um marco significativo para fortalecer a espiritualidade mariana em todo o Estado e renovar a esperança em um futuro melhor. “Essa Coroação Pontifícia colabora para fortalecer a espiritualidade mariana em todo o Estado e renovar a esperança num futuro que exige empenho de todos para a reconstrução da vida”, afirmou o arcebispo.
O Decreto propõe que a imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria, Medianeira de Todas as Graças, seja coroada e invocada como “Rainha do Povo Gaúcho”. A cerimônia de coroação está marcada para o dia 15 de agosto, solenidade da Assunção de Nossa Senhora e aniversário da basílica, às 19h, em Santa Maria (RS). Além disso, dom Leomar anunciou que, a partir de agora, haverá anualmente uma novena em honra a Nossa Senhora Medianeira durante o mês de maio, culminando no dia 31 de maio, data da festa litúrgica da padroeira do Rio Grande do Sul.
A devoção a Nossa Senhora Medianeira em Santa Maria começou em 1928, incentivada pelo padre Ignácio Rafael Valle, e se popularizou em 1929, quando o papa Pio XI concedeu à diocese a honra de celebrar a santa com uma festa própria. Em 1930, uma romaria organizada por 23 mulheres pediu a proteção da cidade durante a Revolução de 1930, e suas preces foram atendidas com o fim pacífico do conflito. Desde então, a devoção só cresceu, culminando na construção do santuário em 1935 e na declaração de Nossa Senhora Medianeira como padroeira do Rio Grande do Sul em 1942.
Com informações de ACI Digital
Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes