Notícias

Irmã Vicenta Guilarte Alonso será venerável após quase 50 anos de missão no Brasil

Papa Francisco reconhece as virtudes heroicas da religiosa que dedicou sua vida à educação de crianças pobres

O Papa Francisco autorizou o Dicastério das Causas dos Santos a promulgar seis decretos que reconhecem o martírio de dois sacerdotes e as virtudes heroicas de quatro Servos de Deus. Entre eles, destaca-se a espanhola Irmã Vicenta Guilarte Alonso (1879-1960), da Congregação das Filhas de Jesus, que será declarada venerável. A religiosa viveu em missão no Brasil por quase 50 anos, dedicando-se com amor e humildade à educação de crianças pobres.

Nascida em 21 de janeiro de 1879, na cidade de Rojas, Província de Burgos, na Espanha, Irmã Vicenta entrou no convento das Filhas de Jesus em Burgos, uma congregação fundada por Cândida Maria de Jesus, focada na educação da juventude. Em 1909, fez seus votos perpétuos e, dois anos depois, foi enviada ao Brasil com cinco companheiras. Estabelecidas em Pirenópolis, Goiás, abriram um colégio para meninas, especialmente para as mais pobres.

Em 1927, Irmã Vicenta foi transferida para Leopoldina, Minas Gerais, onde exerceu a função de vice-priora e, com humildade, também a tarefa de porteira do Colégio Imaculada Conceição. Ela desempenhou esse ofício exemplarmente até sua morte em 6 de julho de 1960, após uma queda que lhe causou a quebra do fêmur. Sua dedicação e orações fizeram com que muitos fiéis atribuíssem a solução de seus problemas à sua intercessão, e seu falecimento gerou grande comoção em Leopoldina, onde era carinhosamente chamada de “a santinha do colégio”.

Os outros decretos autorizados pelo Papa Francisco reconhecem o martírio de Luigi Palić e Giovanni Gazulli, ambos sacerdotes albaneses, e as virtudes heroicas de Isaia Columbro, Maria Costanza Zauli e Ascensión Sacramento Sánchez Sánchez. Cada um deles deixou um legado de fé e serviço que agora é reconhecido pela Igreja.

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando histórias de fé e dedicação. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News