Notícias

Alegria Sem Limites: A inclusão de pessoas com deficiência na Igreja

Documento do Vaticano destaca a participação ativa e corresponsabilidade dos fiéis com deficiência

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (DLFV) publicou um documento intitulado “Alegria Sem Limites”, que sintetiza as contribuições colhidas durante uma sessão de escuta sinodal com pessoas com deficiência. O texto propõe quatro áreas de atuação para promover a corresponsabilidade dos fiéis com deficiência: acessibilidade, formação, reflexão teológica e participação ativa na vida pastoral da Igreja.

A primeira iniciativa, “A Igreja é Nossa Casa”, visou mudar a mentalidade e promover a inclusão, destacando a necessidade de eliminar barreiras arquitetônicas e garantir a acessibilidade das celebrações e documentos da Igreja. O novo documento enfatiza a importância de uma Igreja inclusiva, onde todos, inclusive os fiéis com deficiência, assumam suas responsabilidades na vocação e missão recebidas no Batismo.

Além disso, o texto sublinha a necessidade de formação adequada para pastores e agentes pastorais, para que compreendam melhor a deficiência e os desafios enfrentados pelos fiéis. A formação deve incluir métodos de comunicação e escuta de testemunhos de pessoas com deficiência, além de preparar catequistas especializados e formar as comunidades para verem o potencial das pessoas com deficiência.

Em termos de reflexão teológica, o documento destaca que a deficiência não está relacionada ao pecado e que limitações fazem parte da natureza humana, criada à imagem e semelhança de Deus. É essencial reconhecer que essas limitações foram assumidas e redimidas por um Deus misericordioso.

Por fim, “Alegria Sem Limites” destaca a necessidade de novas formas de participação na vida pastoral, propondo a criação de um organismo na Curia Romana formado por pessoas com deficiência e especialistas, para atuar como Observatório das questões relacionadas à vida dessas pessoas na Igreja.

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News