Notícias

Dom Juarez Destro e Dom Odair dos Santos participam de curso de formação em Roma

Evento reúne mais de 260 bispos de todo o mundo, incluindo 22 brasileiros

Entre os dias 15 e 21 de setembro, Roma foi o cenário do “Curso anual de formação para novos bispos”, promovido pelo Dicastério para os Bispos. O evento contou com a presença de mais de 260 bispos de diversas partes do mundo, entre eles 22 brasileiros. Entre os participantes do Brasil estavam Dom Juarez Albino Destro e Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, ambos bispos auxiliares de Porto Alegre.

O curso, que teve como tema “Pastores enraizados em Cristo – A serviço de uma Igreja chamada a habitar o presente e custodiar a semente do futuro”, ofereceu uma série de conferências diárias ministradas por membros da Cúria Romana. As palestras abordaram diferentes aspectos da atuação pastoral nas dioceses e a comunhão com a Igreja Universal.

Os bispos do Regional Sul 3 participaram das atividades que foram realizadas em locais distintos, dividindo os participantes em dois grupos. Os bispos do Dicastério para a evangelização, seção para a primeira evangelização e novas igrejas particulares, se reuniram no Colégio São Pedro. Já os bispos dos Dicastérios das Igrejas Orientais e dos Bispos se encontraram no Colégio São Paulo. Nos dias 17 e 18 de setembro, os dois grupos se reuniram na Pontifícia Universidade Urbaniana para atividades conjuntas.

Além das conferências, o curso proporcionou momentos de diálogo fraterno e reuniões em grupos menores por idioma, bem como encontros e visitas institucionais. Um dos pontos altos do evento foi o encontro com o Papa Francisco, realizado no Vaticano no dia 19 de setembro.

Dom Juarez Destro, Referencial para a Comunicação no Regional Sul 3, destacou a importância do curso: “Estamos com bispos do mundo inteiro e isso nos enriquece. Ouvir tantas línguas, realidades, preocupações. Isso nos ajuda a levar mais ânimo nas bases na nossa pastoral”. Ele também ressaltou a relevância do tema do encontro, que promoveu debates, partilhas e momentos de espiritualidade, evidenciando a riqueza e a importância do ministério episcopal na Igreja.

Com informações de CNBB SUL3