Papa Francisco abençoa “Bambinelli” e pede respeito pela vida
Pontífice destaca o dom da maternidade e a importância de proteger a vida desde a concepção.
Centenas de imagens do Menino Jesus, os tradicionais “Bambinelli”, foram abençoadas pelo Papa Francisco neste domingo, no Vaticano. Crianças de Roma levaram as figuras, que serão colocadas nos presépios, para receber a bênção papal. Francisco, que também segurava uma pequena imagem feita por indígenas equatorianos, pediu respeito pela vida humana, agradecendo o dom de cada criança e de sua mãe.
Após a recitação do Angelus, na Capela da Casa de Santa Marta, o Santo Padre questionou os fiéis: “Agradecemos ao Senhor por Ele ter se tornado homem como nós? Louvamos e bendizemos cada criança que nasce? Somos gentis com as gestantes? Apoiamos e defendemos o valor sagrado da vida desde a concepção?”.
A bênção dos “Bambinelli” é uma tradição do Advento, período de preparação para o Natal. A iniciativa do Centro dos Oratórios Romanos reúne paróquias e famílias da capital italiana. Devido ao frio e a sintomas gripais, o Papa recitou o Angelus na capela de sua residência, e não na janela do apartamento pontifício, como de costume. A oração foi transmitida online e exibida em telões na Praça de São Pedro.
Refletindo sobre o encontro de Maria e Isabel, Francisco destacou a alegria da maternidade. “A poucos dias do Natal”, disse, “somos convidados a reconhecer os sinais da ação de Deus e a respeitar o milagre da vida. Expressemos alegria ao encontrarmos uma mãe com seu filho nos braços ou no ventre”.
O Papa encerrou pedindo “admiração e gratidão diante do mistério da vida que nasce. Nenhuma criança é um erro”. Francisco desculpou-se por não comparecer à janela, explicando que, embora estivesse melhorando, era preciso tomar precauções.
Ajude a Rádio Aliança a continuar levando ao ar mensagens de amor e respeito pela vida, e espalhando o Amor de Deus. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Vatican News e Agência Ecclesia