Restauração da Gruta de Belém começa após o Natal
Último Natal na Gruta marca o início do projeto "Bethlem Reborn" para preservar o local sagrado do nascimento de Jesus.
Após o Natal, a Gruta de Belém, tradicionalmente reconhecida como o local do nascimento de Jesus, iniciará uma significativa restauração. Este será o último Natal celebrado na gruta como a conhecemos por séculos, antes do trabalho de preservação que se dará logo após as festividades, sendo o último a ser celebrado no dia 18 de janeiro, durante o Natal armênio.
A restauração é parte do projeto “Bethlem Reborn” (Belém Renascida), que começou em 2013 e já resultou na reforma de toda a Basílica ao longo de quase dez anos. O trabalho abrange não apenas a gruta, mas também todo o espaço que envolve o local do nascimento e a manjedoura. Durante a restauração, importantes achados arqueológicos da Basílica cristã primitiva serão estudados, incluindo uma pia batismal da Basílica helênica e o famoso mosaico do anjo, cuja redescoberta teve repercussão mundial.
Com base em acordos entre as igrejas latina, ortodoxa e armênia, a “Bethlem Development Foundation” e o Ministério do Patrimônio Cultural do estado palestino, a restauração está programada para começar em fevereiro. A empresa italiana Piacenti, especializada em restaurações de igrejas e locais sagrados, ficará responsável pelo projeto, envolvendo trabalhadores locais, além de técnicos, restauradores e arqueólogos da Itália.
O espaço da Gruta de Belém, embora limitado a 35 metros quadrados, exigirá um trabalho meticuloso. O teto, que está enegrecido por séculos de fumaça das lâmpadas a óleo e um incêndio em 2014, será restaurado, buscando clarear a cor e trazer mais luz ao ambiente. Além disso, será realizada uma verificação da estabilidade da rocha, que apresenta rachaduras devido a terremotos históricos. O piso de mármore será desmontado, limpo e reparado antes de ser recolocado.
A restauração se estenderá também às escadas de entrada e saída. Materiais novos e à prova de fogo substituirão as decorações e tecidos atuais. O objetivo é não apenas restaurar a beleza do local, mas também garantir a segurança dos milhões de peregrinos que o visitam anualmente.
Além dos trabalhos de restauração, escavações arqueológicas serão realizadas para descobrir a entrada original da gruta, que provavelmente permitia a entrada de animais. Espera-se que a obra concluída proporcione uma visão de maravilha, tocando os corações de todos aqueles que buscam as origens da salvação.
Ajude a Rádio Aliança a continuar transmitindo histórias que celebram a fé e a preservação de locais sagrados. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Vatican News