Notícias

Cuba liberta 553 presos após mediação do Papa Francisco

Governo cubano atende ao apelo do Pontífice pelo Jubileu de 2025 e concede liberdade a centenas de pessoas.

O governo cubano anunciou a libertação de 553 presos após a mediação do Papa Francisco, em um gesto que reflete o espírito do Jubileu de 2025. A informação foi divulgada em comunicado do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, no dia 14 de janeiro.

Segundo a declaração, o presidente Miguel Díaz-Canel enviou uma carta ao Papa Francisco informando sobre a decisão. O comunicado destaca que a medida foi tomada em consonância com o espírito do Jubileu Ordinário de 2025, recentemente iniciado, e atende ao chamado do Santo Padre para que governos de todo o mundo promovam iniciativas que devolvam a esperança às pessoas.

Na bula Spes Non Confundit, que convocou o Ano Jubilar, o Papa Francisco propôs “formas de anistia ou de perdão da pena” para ajudar as pessoas a recuperarem a confiança em si mesmas e na sociedade. O governo cubano afirmou que a libertação dos presos faz parte das “estreitas e fluidas relações” com o Vaticano e que, entre 2023 e 2024, mais de 10 mil pessoas já haviam sido libertadas.

O comunicado também mencionou encontros recentes entre representantes do governo cubano e o Papa Francisco, incluindo uma reunião entre o presidente Díaz-Canel e o Pontífice em junho de 2023, e outra com o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla, em agosto de 2022.

Ajude a Rádio Aliança a continuar informando sobre as ações do Papa Francisco em prol da paz e da justiça social. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de ACI Prensa