Notícias

“Caminhemos juntos na esperança”: a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2025

Em sua mensagem, o Papa convida a uma reflexão sobre o caminhar juntos, a conversão pessoal e comunitária e a esperança na promessa divina.

A mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2025, intitulada “Caminhemos juntos na esperança”, foi divulgada nesta terça-feira, 25 de fevereiro. O texto convida os fiéis a uma profunda reflexão sobre a caminhada quaresmal, enriquecida pela graça do Ano Jubilar.

“Com o sinal penitencial das cinzas sobre as nossas cabeças, iniciamos na fé e na esperança a peregrinação anual da Santa Quaresma”, escreve o Papa, lembrando o convite da Igreja para preparar os corações e abrir-se à graça de Deus, a fim de celebrar com alegria o triunfo pascal de Cristo sobre o pecado e a morte. Francisco reafirma que Jesus Cristo, morto e ressuscitado, é o centro da fé cristã e a garantia da esperança na promessa divina da vida eterna.

O Papa propõe três reflexões centrais, ligadas ao lema do Jubileu – “Peregrinos de Esperança” –, que remete à travessia do povo de Israel rumo à Terra Prometida, narrada no livro do Êxodo.

A primeira reflexão é sobre o caminhar. Francisco convida a uma introspecção: “Como me deixo interpelar por esta condição [de peregrino]? Estou realmente a caminho ou estou paralisado, estático, com medo e sem esperança, acomodado na minha zona de conforto?”. O Papa sugere um “exame” quaresmal, confrontando-se com a realidade de migrantes e peregrinos, para descobrir o que Deus pede para sermos melhores viajantes rumo à casa do Pai.

A segunda reflexão é sobre o caminhar juntos. O Papa destaca a vocação sinodal da Igreja, chamando os cristãos a percorrerem o caminho em conjunto, jamais como viajantes solitários. “Caminhar juntos significa ser tecelões de unidade, partindo da nossa dignidade comum de filhos de Deus”, afirma. Francisco convida a uma conversão à sinodalidade, questionando se somos capazes de caminhar com os outros, ouvir, vencer a tentação da autorreferencialidade e trabalhar juntos a serviço do Reino de Deus.

A terceira reflexão é sobre a esperança. O Papa recorda a encíclica Spe salvi, de Bento XVI, que afirma a necessidade humana do amor incondicionado e da certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo. “Eis o terceiro apelo à conversão: o da esperança, da confiança em Deus e na sua grande promessa, a vida eterna”, escreve Francisco. Ele convida a refletir: “Estou convicto de que Deus me perdoa os pecados? (…) Vivo concretamente a esperança que me ajuda a ler os acontecimentos da história e me impele a um compromisso com a justiça, a fraternidade, o cuidado da casa comum?”

O Papa Francisco conclui sua mensagem, afirmando que, graças ao amor de Deus em Jesus Cristo, somos conservados na esperança que não engana, “a âncora da alma”. Ele invoca a intercessão da Virgem Maria, Mãe da Esperança, para que nos acompanhe no caminho quaresmal.

A Rádio Aliança convida você a aprofundar a mensagem do Papa para a Quaresma e a viver intensamente este tempo de conversão e esperança. Sua contribuição nos ajuda a continuar levando a Palavra de Deus: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News