Papa Francisco passa noite tranquila após susto respiratório; quadro ainda inspira cuidados
Boletim da Santa Sé informa que o Pontífice não teve novas crises após episódio de broncoespasmo na sexta-feira, mas situação segue complexa.
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, na manhã deste sábado, 1º de março, uma nova atualização sobre o estado de saúde do Papa Francisco, internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro. Segundo o comunicado, “a noite foi tranquila, e o Papa mantém seu repouso”.
O boletim informa que o Pontífice não teve novas crises após o episódio de broncoespasmo ocorrido na tarde de sexta-feira, 28 de fevereiro. Na manhã deste sábado, o Papa tomou café da manhã, além de um café, e leu alguns jornais. Apesar da noite tranquila, a situação clínica do Papa ainda é considerada complexa e o prognóstico permanece reservado.
O boletim divulgado na noite de sexta-feira detalhou o ocorrido: o Papa passou a manhã alternando fisioterapia respiratória e oração na capela, recebendo a Eucaristia. No início da tarde, “apresentou uma crise isolada de broncoespasmo que, no entanto, resultou em um episódio de vômito com aspiração e um repentino agravamento do quadro respiratório”. O Santo Padre foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, apresentando uma boa resposta nas trocas gasosas. O comunicado ressaltou que o Papa “permaneceu sempre vigilante e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas”.
A equipe médica informou que serão necessárias de 24 a 48 horas para avaliar as condições clínicas do Papa após a crise de broncoespasmo. Graças à ventilação mecânica não invasiva, os valores da troca gasosa retornaram aos níveis anteriores ao episódio.
A comunidade católica segue acompanhando com atenção e carinho as notícias sobre a saúde do Papa, unindo-se em oração por sua recuperação.
A Rádio Aliança permanece unida em oração e intercessão pelo Papa Francisco. Contribua para que possamos continuar nossa missão de evangelizar: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Vatican News