Notícias

Papa conclama jovens a serem “peregrinos de esperança” em mensagem vocacional

Francisco destaca o papel dos jovens como protagonistas na missão da Igreja e incentiva o discernimento vocacional

O Papa Francisco divulgou, nesta quarta-feira (19/03), sua mensagem para o 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado em 11 de maio próximo. Com o tema “Peregrinos de esperança: o dom da vida”, o Pontífice convida os jovens a refletirem sobre sua vocação e a responderem ao chamado de Deus com generosidade e fidelidade.

Em sua mensagem, Francisco reconhece os desafios enfrentados pelos jovens na atualidade, como incertezas quanto ao futuro, crise de identidade e valores, além da confusão digital. No entanto, ele reafirma que “o Senhor, que conhece o coração do homem, não nos abandona na insegurança”. O Papa enfatiza que Deus deseja despertar em cada um a consciência de ser amado, chamado e enviado como peregrino de esperança.

O Santo Padre destaca três pontos cruciais em sua mensagem: acolher o próprio caminho vocacional, discernir esse caminho e acompanhar o percurso vocacional. Ele encoraja os jovens a olharem para os santos e beatos jovens como exemplos de resposta alegre ao chamado do Senhor, lembrando que “toda vocação é animada pela esperança”.

Francisco ressalta a importância do discernimento vocacional, que “nunca é solitário, mas desenvolve-se no seio da comunidade cristã”. Ele aconselha os jovens a buscarem momentos de silêncio e oração para escutar a voz de Deus em seus corações. O Papa também faz um apelo para que não ignorem “o grito de tantos irmãos e irmãs que se sentem excluídos, feridos e abandonados”.

Dirigindo-se aos agentes pastorais e vocacionais, o Pontífice os exorta a acompanharem os jovens com “esperançosa e paciente confiança”, sendo guias sábios e atentos aos sinais de Deus no caminho de cada um. Francisco enfatiza a necessidade de a Igreja promover o cuidado da vocação cristã em diversos campos da vida e atividade humana.

O Papa conclui sua mensagem lembrando que “a Igreja é viva e fecunda quando gera novas vocações” e que o mundo busca testemunhas de esperança que anunciem, com suas vidas, que seguir Cristo é fonte de alegria. Francisco confia o seguimento de Jesus pelos jovens à intercessão de Maria, Mãe da Igreja e das vocações, encorajando-os a caminharem sempre como “peregrinos da esperança no caminho do Evangelho”.

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando a mensagem de esperança do Papa Francisco e o Amor de Deus pelo ar. Sua contribuição faz a diferença na formação de novos “peregrinos da esperança”! Saiba mais em: alianca.fm.br/contribuintes