Notícias

Carlo Acutis será canonizado no mesmo dia que João Paulo II, o “Papa dos Jovens”

Canonização do beato millennial em 27 de abril coincide com data da canonização de São João Paulo II e com o Domingo da Misericórdia.

O beato Carlo Acutis, conhecido como o “ciberapóstolo da Eucaristia” e “apóstolo da internet”, será canonizado em 27 de abril, no Vaticano, durante o Jubileu dos Adolescentes. A data é significativa por coincidir com a canonização de São João Paulo II, ocorrida em 27 de abril de 2014, pelo Papa Francisco. Naquela ocasião, também foi canonizado o Papa João XXIII, com a presença do Papa Emérito Bento XVI, em uma cerimônia que ficou conhecida como o “dia dos quatro papas”.

Além da coincidência das datas, 27 de abril de 2024 também será o Domingo da Misericórdia, festa litúrgica instituída por São João Paulo II no ano 2000, celebrada no segundo Domingo de Páscoa.

São João Paulo II, criador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 1985, era conhecido por sua proximidade com os jovens e por incentivá-los à santidade. Em sua mensagem para a XV JMJ, em 1999, ele afirmou: “Caros jovens, tende a santa ambição de ser santos, como Ele [Deus] é santo”. E completou: “Jovens de todos os continentes, não tenhais medo de ser os santos do novo milênio”.

Carlo Acutis, nascido em 1991, será o primeiro santo millennial. Desde cedo, demonstrou um profundo amor por Deus e pela Eucaristia, que considerava sua “estrada para o céu”. Apesar de viver como um jovem de seu tempo, com estudos, amigos e hobbies como videogames e computadores, Carlo utilizou seus conhecimentos de informática para evangelizar, criando um site sobre milagres eucarísticos e aparições marianas.

Diagnosticado com leucemia aos 15 anos, Carlo ofereceu seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja. Ele faleceu em 12 de outubro de 2006 e foi beatificado em 2020, após o reconhecimento de um milagre ocorrido no Brasil: a cura de Matheus Vianna, de Campo Grande (MS), que sofria de pâncreas anular.

O segundo milagre que levou à canonização de Carlo Acutis foi a cura de Valeria Valverde, da Costa Rica, que sofreu um grave acidente de bicicleta em 2022. A mãe de Valeria peregrinou até o túmulo de Carlo em Assis, pedindo sua intercessão.

A canonização de Carlo Acutis, um jovem que viveu a fé de forma intensa e criativa em meio aos desafios do mundo moderno, é um sinal de esperança e um exemplo para os jovens de hoje.

A Rádio Aliança convida você a acompanhar este momento histórico para a Igreja. Sua contribuição nos ajuda a levar a mensagem de fé: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de ACI Digital