Notícias

Padre brasileiro José Antônio Maria Ibiapina é reconhecido como Venerável pelo Papa Francisco

Cearense do século XIX, conhecido como "peregrino da caridade", tem virtudes heroicas reconhecidas em anúncio que também inclui três novos santos e um beato.

A Igreja no Brasil celebra um passo importante no reconhecimento da santidade de um de seus filhos. Nesta segunda-feira, 31 de março, o Papa Francisco autorizou o decreto que reconhece as virtudes heroicas do Servo de Deus José Antônio Maria Ibiapina, sacerdote brasileiro do século XIX, que agora passa a ser chamado de Venerável. O anúncio faz parte de um conjunto de decretos que também levará à canonização de três novos santos e à beatificação de um sacerdote italiano.

José Antônio Maria Ibiapina: O “Peregrino da Caridade” do Ceará

Nascido em Sobral (CE) em 1806, a vida de José Antônio Maria Ibiapina foi marcada por reviravoltas e um profundo chamado à fé. Após uma breve passagem pelo seminário e a trágica perda da mãe, viu seu pai ser executado e seu irmão exilado durante uma revolta. Dedicou-se ao Direito para sustentar a família, tornando-se advogado, professor, magistrado e até deputado, onde lutou por justiça e apresentou um projeto contra o tráfico de escravos.

Desiludido com a política e a justiça humana, Ibiapina abandonou a carreira jurídica e, em 1853, aos 47 anos, foi ordenado sacerdote, retomando sua vocação inicial. Dedicou sua vida aos mais necessitados, ganhando o apelido de “peregrino da caridade”. Percorreu o Nordeste organizando missões populares, construindo igrejas, capelas, hospitais, orfanatos e casas de acolhimento. Sua fé era alimentada pela oração constante e pela Eucaristia, demonstrando imensa confiança na Providência Divina. Mesmo acometido por uma paralisia nos últimos anos, continuou seu trabalho até falecer em 19 de fevereiro de 1883. A fama de santidade, que já o acompanhava em vida, persistiu após sua morte. O reconhecimento como Venerável é um passo a mais no seu processo de beatificação.

Novos Santos e Beato para a Igreja:

Além do reconhecimento do padre Ibiapina, o Papa Francisco autorizou:

  • Canonizações:
    • Inácio Choukrallah Maloyan: Arcebispo armênio martirizado em 1915 durante o genocídio de seu povo. Beatificado por João Paulo II, sua canonização foi pedida com dispensa de milagre devido à atualidade de seu testemunho de fé e perdão.
    • Pedro To Rot: Leigo e catequista da Papua Nova Guiné, martirizado em 1945 durante a II Guerra Mundial por continuar seu apostolado e defender o matrimônio cristão contra a poligamia imposta pelos japoneses. Também será canonizado com dispensa de milagre.
    • Maria do Monte Carmelo: Religiosa venezuelana, fundadora das Servas de Jesus. Dedicou-se aos mais necessitados e será a primeira santa da Venezuela. Sua canonização foi aprovada após o reconhecimento de um milagre (cura de hidrocefalia).
  • Beatificação:
    • Pe. Carmelo De Palma: Sacerdote italiano da Puglia (final do séc. XIX e séc. XX), conhecido como “herói do confessionário”. Sua beatificação foi aprovada após o reconhecimento de um milagre (cura de uma freira beneditina).

A Rádio Aliança celebra com a Igreja no Brasil o reconhecimento das virtudes do Venerável Padre Ibiapina e se alegra com os novos santos e beato para a Igreja universal. Sua contribuição nos ajuda a divulgar essas histórias de fé: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News