Em meio à convalescença, Papa Francisco faz nova visita surpresa à Basílica de São Pedro
Pontífice comove fiéis ao rezar diante do túmulo de São Pio X e distribuir bênçãos silenciosas durante breve passagem pela Basílica Vaticana

Mesmo em recuperação, Papa Francisco segue surpreendendo os fiéis com seus gestos pastorais cheios de proximidade e simplicidade. O Santo Padre deixou mais uma vez a Casa Santa Marta, onde está convalescendo, e fez uma breve visita à Basílica de São Pedro, emocionando cerca de uma centena de pessoas que estavam no local.
Era por volta das 13h (horário de Roma) quando o Papa apareceu, em cadeira de rodas, acompanhado por seu assistente de saúde, Massimiliano Strappetti. Assim que os primeiros presentes notaram sua presença, os sussurros e exclamações logo deram lugar à comoção. O destino de Francisco era novamente o túmulo de São Pio X, um santo pontífice com quem ele tem profunda ligação espiritual.
“Foi apenas por alguns minutos, mas a emoção foi tão intensa que nem consegui tirar uma foto”, contou, emocionado, monsenhor Valerio Di Palma, cônego da Basílica de São Pedro. Ele descreveu o momento como espontâneo, silencioso e profundamente tocante. Francisco não proferiu discursos, mas seus gestos – simples, silenciosos e carregados de ternura – foram o suficiente para tocar os corações.
Depois de rezar no túmulo, o Papa passou pela Porta da Oração, foi até o Altar da Cátedra e distribuiu bênçãos a quem se aproximava com fé. Restauradoras que trabalhavam no local largaram os instrumentos para saudá-lo, crianças receberam sua bênção e peregrinos do Jubileu se aproximaram em lágrimas. O ambiente, segundo relatos, parecia envolvido por uma paz profunda.
Apesar das condições físicas mais frágeis — com manta sobre as pernas e oxigênio suplementar — Francisco irradiava serenidade e atenção. “O que mais me tocou foram os olhos: grandes, brilhantes. Um olhar penetrante”, relatou um dos presentes. A cena permitiu que muitos experimentassem aquele tipo de presença silenciosa que diz muito: a de um pastor que, mesmo em sofrimento, insiste em estar com seu povo.
Ajude a Rádio Aliança a continuar levando gestos de fé e esperança como este a milhares de ouvintes. Com a sua ajuda, seguimos espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Vatican News