Fumaça preta marca o primeiro dia do Conclave e indica que ainda não há novo Papa
Após a Missa de abertura e a primeira votação na Capela Sistina, resultado do escrutínio foi negativo; Igreja permanece em oração pela escolha do novo Sucessor de Pedro

Na tarde desta terça-feira, 7 de maio, a Capela Sistina foi novamente o cenário de um momento histórico para a Igreja: o início do Conclave para eleição do novo Romano Pontífice. Após a missa Pro Eligendo Romano Pontifice, celebrada durante a manhã na Basílica de São Pedro, à tarde os cardeais seguiram em procissão até a Capela Sistina, onde se deu oficialmente a entrada no Conclave com a tradicional expressão “Extra Omnes” – expressão latina que significa “Fora todos”.
Com a exclusividade e solenidade que marcam o processo, todos os não participantes foram convidados a deixar o local, dando início ao recolhimento espiritual dos cardeais. Após esse momento, os eleitores participaram de uma meditação guiada pelo cardeal Raniero Cantalamessa, antigo Pregador da Casa Pontifícia, convidado a oferecer uma reflexão que inspirasse a busca pela vontade de Deus durante o processo de eleição.
Encerrado o momento de oração, os cardeais realizaram o primeiro escrutínio, no qual cada um depositou sua cédula de voto na urna, conforme o rito descrito pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. O resultado do primeiro voto logo foi conhecido por todos: a fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 21h locais (16h em Brasília) informou o mundo que ainda não há um novo Papa.
A fumaça preta, produzida pela queima das cédulas junto de compostos químicos específicos, indica que nenhum dos cardeais obteve os dois terços dos votos necessários para ser eleito. Trata-se de um momento de expectativa e vigilância, mas também de serenidade, uma vez que o processo é envolto em oração, discernimento e abertura à vontade do Espírito Santo.
Amanhã, quarta-feira, 8 de maio, os cardeais retomarão as votações com dois escrutínios previstos pela manhã e dois à tarde, caso não haja eleição já nas primeiras votações do dia. A Igreja permanece unida espiritualmente a estes momentos, intercedendo com orações para que o novo Sucessor de Pedro seja escolhido conforme a vontade de Deus e as necessidades dos tempos atuais.
Pedimos que todos os fiéis permaneçam unidos em oração pelos cardeais reunidos em Conclave. Que o Espírito Santo os ilumine e conduza.
Ajude a Rádio Aliança a continuar levando luz, oração e informação fiel neste tempo de espera e esperança. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes