Notícias

Nova fumaça preta indica que ainda não há Papa após votações da manhã no Conclave

Resultado dos escrutínios desta quarta-feira, 8 de maio, sinaliza que os cardeais ainda não alcançaram o consenso necessário; expectativa se volta para as votações da tarde

A manhã desta quarta-feira, 8 de maio, começou com mais um sinal de espera e oração para os católicos de todo o mundo. Por volta das 06h50 (horário de Brasília), a fumaça preta voltou a sair da chaminé da Capela Sistina, indicando que as duas votações realizadas pelos cardeais eleitores na parte da manhã do segundo dia de Conclave não alcançaram o quórum necessário para a eleição do novo Papa.

A cor escura da fumaça revela que nenhum dos possíveis candidatos obteve os dois terços dos votos exigidos — no atual Conclave, são necessários 89 votos entre os 133 cardeais eleitores. Embora o resultado indique que a Igreja ainda não tem um novo Papa, o processo continua com serenidade e confiança na ação do Espírito Santo.

Agora, todas as atenções se voltam para os escrutínios da tarde em Roma. Caso o Pontífice seja eleito em uma destas votações, será possível ver a tão esperada fumaça branca subindo da Capela Sistina no final do dia, acompanhada pelo toque festivo dos sinos da Basílica de São Pedro e, logo em seguida, pela proclamação “Habemus Papam”, anunciando o nome do novo Sucessor de Pedro.

Até lá, os cardeais permanecem reunidos em oração e discernimento dentro do ambiente sagrado e silencioso da Capela Sistina, buscando escutar com fidelidade a vontade de Deus para a Sua Igreja. Ao mesmo tempo, milhões de fiéis em todo o mundo continuam a rezar para que o processo seja conduzido com sabedoria, amor e comunhão.

A Rádio Aliança seguirá acompanhando este momento histórico da Igreja e atualizando os fiéis sobre cada novo passo do Conclave.

Ajude a Rádio Aliança a continuar levando a fé, a oração e a esperança até a sua casa. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes