Notícias

Papa Francisco Exorta à Valorização da Vida em Audiência com Escoteiros Católicos

No 70º aniversário do Movimento Escoteiro Católico Italiano, o Pontífice aborda a crise demográfica, a construção de uma sociedade mais justa e a urgência em cuidar do meio ambiente.

 

Na manhã de sábado, 13 de abril, o Vaticano foi palco de um significativo encontro entre o Papa Francisco e os líderes do Movimento Escoteiro Católico Italiano, marcando o septuagésimo aniversário da organização. O Papa aproveitou essa ocasião especial para discutir importantes projetos que os escoteiros estão desenvolvendo sob a iniciativa “Mais vida à vida”, que inclui a criação de um berço térmico para o Centro de Acolhida em Lampedusa, o estabelecimento de uma carpintaria náutica na Zâmbia e o reflorestamento de uma área na Romagna, Itália.

Reflexão sobre a Queda na Taxa de Natalidade

O Pontífice iniciou seu discurso abordando a preocupante queda na taxa de natalidade. “O berço nos lembra o amor pela vida que nasce. Vivemos em uma época de dramática diminuição da natalidade – continuou o Papa – em que o homem parece ter perdido o gosto de gerar e cuidar dos outros, e talvez até o gosto de viver.” Além disso, ele enfatizou a importância do cuidado em todas as fases da vida, especialmente quando as pessoas se tornam mais vulneráveis.

Promoção de Instrumentos de Bem

Ao discutir a iniciativa da carpintaria, Francisco ressaltou a importância de transformar os dons divinos em meios para o bem comum, contrastando com a produção de armamentos. “Isso nos lembra que a nossa vocação nos manda à vocação fundamental do homem de transformar os dons de Deus não em meios de morte, mas em instrumentos do bem, no esforço comum de construir uma sociedade justa e pacífica, onde todos tenham a chance de uma vida digna”.

A Importância da Preservação Ambiental

O Papa também destacou a conexão intrínseca do escotismo com o respeito e o amor pela natureza, ressaltando a necessidade urgente de cuidar do nosso planeta diante da exploração insustentável. “Nós, prisioneiros de estilos de vida e comportamentos que são tão egoisticamente surdos a qualquer apelo de bom senso quanto tragicamente autodestrutivos; insensíveis ao clamor de uma terra ferida, bem como à voz de tantos irmãos e irmãs injustamente marginalizados e excluídos de uma distribuição justa de bens.”

Chamado à Comunidade Escoteira

Francisco encerrou seu discurso encorajando os escoteiros a continuarem sua missão de acolhimento e solidariedade. “Incentivo a perseverar em sua jornada, semel scout semper scout, como diz seu lema. Continuem sendo uma comunidade aberta e atenta, pronta para acolher, ouvir e acompanhar aqueles que o Senhor coloca em seu caminho, profética ao anunciar com coragem o Evangelho e com vontade de sair de seu próprio círculo para encontrar outras pessoas, especialmente aquelas que habitam as periferias existenciais”.

Este encontro ressalta a mensagem do Papa Francisco de compaixão, cuidado com o meio ambiente e a promoção da dignidade humana, alinhando-se com os valores fundamentais do escotismo.

Fonte: Vatican News