Notícias

Mais de 50 mil assinaturas pedem reconhecimento de vítimas do ataque no Sri Lanka como mártires

Fiéis católicos buscam a beatificação das 171 vítimas do massacre de Páscoa de 2019

Mais de 50.000 católicos solicitaram à Igreja no Sri Lanka que reconheça como mártires as 171 vítimas do massacre de Páscoa de 2019 na nação insular.

No dia 21 de abril de 2019, Domingo de Páscoa, oito homens-bomba atacaram duas igrejas católicas, uma igreja protestante e três hotéis de luxo, matando 269 pessoas e deixando mais de 500 feridos.

Das vítimas, 171 eram fiéis católicos que assistiam à missa nas igrejas de São Sebastião e Santo Antônio em Colombo, capital do país asiático.

Cinco anos após a tragédia, no domingo, 21 de abril, a Igreja local anunciou que iniciará os procedimentos para reconhecer o martírio dos 171 católicos, que foram lembrados com várias iniciativas, incluindo uma petição com mais de 50.000 assinaturas apresentadas ao arcebispo de Colombo, Cardeal Albert Malcolm Ranjith.

A Arquidiocese de Colombo enviará agora um pedido oficial ao Dicastério para as Causas dos Santos para prosseguir com a abertura da fase diocesana da causa de beatificação.

“A coleta de assinaturas e a conscientização entre os fiéis estão em andamento desde o início da Quaresma. Entre as pessoas, há plena consciência do dom da fé daqueles inocentes, assassinados na igreja enquanto celebravam a ressurreição de Cristo,” disse o Padre Jude Chrysantha Fernando, diretor do escritório de comunicações da arquidiocese, à agência de notícias vaticana Fides, de Colombo.

O padre relatou que no domingo “houve uma grande participação dos fiéis nas celebrações: pela manhã, missas memoriais foram realizadas em todas as igrejas e uma cerimônia especial foi realizada na presença do Cardeal Ranjith na Igreja de Santo Antônio em Colombo”, bem como com outros líderes religiosos e autoridades civis.

Em Colombo, milhares de pessoas observaram “um solene momento de silêncio de dois minutos, que também foi observado nas igrejas de todo o país, para honrar e lembrar aqueles que perderam suas vidas” na Páscoa de 2019.

“Foi um momento de grande intensidade espiritual para a comunidade católica do Sri Lanka: A memória destes ‘heróis da fé’ está viva e é fonte de inspiração para muitos,” disse Fernando à Fides.

Na missa realizada na Igreja de Santo Antônio, Ranjith destacou que a Igreja Católica no Sri Lanka vem pedindo justiça há cinco anos e exigindo que uma investigação internacional e independente sobre os ataques de 2019 seja realizada.

Fonte: ACI Prensa

Gostou da notícia? Então colabore com a nossa missão através do link alianca.fm.br/contribuintes.