Notícias

Papa Francisco encoraja a amizade com o Senhor no Regina Coeli

Durante a oração do Regina Coeli, o Pontífice reflete sobre a amizade com Jesus e pede orações pelas vítimas das enchentes no Brasil e pela paz na Ucrânia, Palestina e Israel.

Na reflexão dominical durante a oração do Regina Coeli, o Papa Francisco relembrou as palavras de Jesus aos Apóstolos: “Já não vos chamo servos, mas amigos.” Ele nos encoraja a crescer na amizade com o Senhor e a compartilhá-la com os outros. Ao mesmo tempo, ele rezou pelas vítimas das enchentes no Brasil e pelo diálogo e paz na Ucrânia, Palestina e Israel.

Em sua tradicional saudação antes de liderar a recitação da oração do Regina Coeli de domingo, o Papa refletiu sobre o tema do Evangelho do dia, recordando Jesus dizendo aos Apóstolos: “Já não vos chamo servos, mas amigos.” Explicando como os servos de Deus são pessoas especiais nas quais Deus deposita Seus tesouros – recordando Moisés, o Rei Davi, o profeta Elias e a Virgem Maria – o Papa explicou como Jesus deseja mais para nós, algo maior, que estejamos em amizade com Ele.

A beleza da amizade

A experiência da amizade começa na infância, quando talvez compartilhamos nossos brinquedos ou presentes mais preciosos com nossos amigos, disse o Papa, depois na adolescência, quando confiamos em amigos e oferecemos lealdade, e na idade adulta, quando compartilhamos os fardos, memórias e histórias de vida uns dos outros. O Papa nos encorajou a lembrar de nossos amigos e a agradecer ao Senhor por eles.

A amizade supera as tempestades

A verdadeira amizade reconhece nossa humanidade comum e não é resultado de cálculo ou compulsão, disse o Papa, e quando autêntica, não falha mesmo diante da traição. Citando o Livro dos Provérbios, “um amigo ama em todo o tempo,” o Papa disse que um verdadeiro amigo não te abandona apesar de seus erros, mas sim te corrige, ou até te repreende, mas também te perdoa.

Além de todas as expectativas

Jesus nos diz no Evangelho de hoje como somos Seus amigos, amados “além de todo mérito e expectativa, a quem Ele estende Sua mão e oferece Seu amor, Sua Graça, Sua Palavra; com quem Ele compartilha o que tem de mais querido, tudo o que ouviu do Pai.” O Senhor até se torna frágil por nós, apontou o Papa, “colocando-Se em nossas mãos sem defesa ou pretensão, porque Ele nos ama, quer o nosso bem e quer que compartilhemos o Seu.”

O Papa sugeriu que pensássemos sobre como vemos o Senhor em nossas próprias vidas, seja como um amigo ou um estranho; e se aceitamos Seu amor ilimitado por nós e o compartilhamos em nossas próprias vidas com nossos irmãos e irmãs, especialmente aqueles que cometem erros e precisam de perdão. Ele orou para que a Mãe Abençoada nos ajude a crescer na amizade com Seu Filho.

Saudações de Páscoa

Após a oração mariana, o Papa Francisco ofereceu votos de felicidades às Igrejas Ortodoxas e Católicas Orientais que celebram a Páscoa segundo o calendário juliano.

“Que o Senhor Ressuscitado encha todas as comunidades de alegria e paz, e conforte aqueles que enfrentam adversidades.”

Após a recitação do Regina Coeli e a bênção apostólica, o Papa Francisco assegurou ao povo do Rio Grande do Sul suas orações. O estado mais ao sul do Brasil está se recuperando de inundações massivas que atingiram a região. O Papa orou pelo descanso das almas daqueles que morreram e pela consolação do Senhor para suas famílias e para aqueles que foram forçados a deixar suas casas.

O Papa então pediu a todos que continuassem orando pela paz em nosso mundo, em particular pela “atormentada Ucrânia” que está sofrendo tanto, bem como pela Palestina e Israel. Ele orou para que haja paz e que o diálogo seja fortalecido e produza bons frutos, enfatizando um “não à guerra, sim ao diálogo!”

Dirigindo-se aos muitos grupos presentes na Praça de São Pedro para o Regina Coeli, o Papa saudou em particular a Guarda Suíça Pontifícia e suas famílias presentes para a celebração anual de amanhã com a posse de novos recrutas. Ele agradeceu-lhes por seu serviço generoso e pediu a todos na praça que os aplaudissem.

Fonte: Vatican News