Notícias

Festa de Pentecostes reúne 80 mil fiéis em Manaus

Celebração destaca a união no Espírito Santo e a solidariedade

 

Com o tema “Todos irmãos e irmãs no espírito”, cerca de 80 mil pessoas da capital e do interior do estado se reuniram neste domingo (19/5) no Sambódromo de Manaus para a Festa de Pentecostes, a maior cerimônia religiosa da Igreja Católica na região. O evento contou com a colaboração de aproximadamente 2 mil voluntários que atuaram em diversas áreas, como liturgia, animação, ornamentação, acolhida, logística, arrecadação de alimentos, coleta, divulgação e comunicação.

Logo cedo, na abertura dos portões, centenas de agentes do setor Alvorada recepcionaram com alegria todos os que chegavam para a celebração. Simone Santos, voluntária da Capelania Militar Nossa Senhora do Sameiro, no bairro Ponta Negra, destacou a importância de servir na Festa de Pentecostes como uma renovação da fé no Espírito Santo: “Nós viemos com força na voz, com fé, com muita vontade, com Deus no coração, e com Nossa Senhora para nos guiar. Preparamos os nossos pompons e estamos aqui participando dessa festa muito linda”, explicou.

Grupos comunitários de diversas paróquias e áreas missionárias chegaram em ônibus fretados, trazendo faixas e cartazes, e rapidamente ocuparam as arquibancadas. Padre Rodrigo Alana, pároco da Paróquia de Santa Isabel em Terra Santa, na diocese de Óbidos, Pará, participou pela primeira vez do evento e ficou encantado com a grandiosidade da festa: “Nós viemos trazer a imagem de Santa Isabel porque estamos em preparação para as nossas festividades. Temos muitos terrassantenses que moram aqui em Manaus. Viemos trazer a imagem para eles e também aproveitamos para participar dessa celebração tão bonita de Pentecostes. É a minha primeira vez, estou encantado e muito feliz por partilhar esse momento tão importante da arquidiocese de Manaus”, concluiu.

Este ano, a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi trazida por homens da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e jovens que representam o setor da Juventude da capital e do interior. Como tradição, todos os padres da arquidiocese de Manaus entraram em procissão, dando início à Santa Missa. Padre Martin Jesus Laumann, pároco da Paróquia Santíssima Trindade do Japiim, ressaltou que a Festa de Pentecostes não deve terminar na cerimônia: “A nossa expectativa é a conversão do povo, não pode acabar aqui. Na sua casa, converta sua família, seus amigos e sua comunidade. A segunda leitura de hoje trabalha bem o tema, somos todos irmãos e irmãs no espírito”.

O Setor da Juventude Arquidiocesana participou da cerimônia com a entrada dos estandartes dos “Dons do Espírito Santo” e bandeiras representando todas as expressões do setor. Mário Borges Viana, representante da Comissão do Sínodo da Juventude, explicou que a partir de Pentecostes inicia-se a segunda fase da caminhada do Sínodo para a juventude cristã: “A comissão está montando toda a parte dos subsídios de vários pontos que estamos preparando, tanto na parte de igreja, quanto das escolas, dos ‘desigrejados’. Queremos atender a todos os jovens, independentemente de serem da igreja católica ou não”.

Na homilia, Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, agradeceu aos organizadores e voluntários: “Queridos irmãos e queridas irmãs. Primeiro, uma palavra de agradecimento àqueles e àquelas que prepararam essa nossa celebração. Mais de 2 mil irmãos e irmãs estiveram na preparação para que estivéssemos nessa tarde celebrando Pentecostes. Agradecimento especial ao padre Geraldo e irmã Rosanna que coordenaram toda essa preparação, que Deus lhes pague. Muito obrigado”. Ele também agradeceu aos voluntários que participaram da arrecadação de alimentos e às forças de apoio do governo e prefeitura.

As doações de alimentos não perecíveis totalizaram 9.230 itens, que serão destinados aos mais necessitados pela Cáritas arquidiocesana. Este ano, a quantidade de alimentos descartados foi menor que em 2023, com apenas 100 kg de alimentos vencidos.

Diversas secretarias e órgãos de apoio estiveram presentes, garantindo a segurança e o bem-estar dos participantes. Durante o evento, foram registrados apenas 10 atendimentos de saúde e 5 remoções.

Após a comunhão, os 13 setores da Juventude receberam um ícone representando “Jesus escutando os jovens”, marcando o início da segunda etapa do Sínodo da Juventude. Dom Leonardo Steiner rezou a Oração do Sínodo da Juventude, pedindo a Jesus que caminhe com os jovens e renove suas esperanças.

No final da celebração, Dom Leonardo realizou o Rito do Círio, apagando o círio pascal aceso na Vigília Pascal: “Irmãos e irmãs, na noite da Vigília Pascal, aclamamos Cristo nossa Luz e acendemos o círio pascal. A luz do círio nos acompanhou nestes cinquenta dias. Hoje, dia de Pentecostes, ao concluir o tempo da Páscoa, o círio é apagado. Este sinal nos é tirado para que, educados na escola pascal do mestre ressuscitado, nos tornemos a ‘luz de Cristo’ que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, para iluminar os irmãos e irmãs e guiá-los no êxodo definitivo rumo ao céu”.

Com informações da Arquidiocese de Manaus

Gostou da notícia? Então colabore com a nossa missão através do link alianca.fm.br/contribuintes.