Notícias

Papa Francisco: A verdadeira beleza humana transcende as tendências da moda

Pontífice destaca a importância de refletir a beleza interior durante audiência com cirurgiões plásticos

Na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, o Papa Francisco recebeu em audiência os participantes da Conferência de Cirurgia promovida pela Associação de Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy (AEXPI). Durante o encontro, o Santo Padre enfatizou que a verdadeira beleza humana vai além das aparências físicas e das tendências da moda, e pediu aos presentes que sempre considerem a verdade íntima do ser humano em suas práticas.

O Papa Francisco agradeceu aos membros da AEXPI pelo “serviço discreto” que prestam em favor dos mais necessitados, especialmente crianças enfermas. Ele destacou a importância do trabalho da associação, que foi fundada no Brasil em 1974 com o objetivo de promover e estimular conhecimentos médicos e científicos na área da cirurgia plástica. “Vocês desenham sorrisos nos rostos de muitas crianças doentes, levando alegria também às suas famílias e, de certa forma, a toda a sociedade”, afirmou o pontífice.

O Santo Padre lembrou que “nossos rostos estão destinados a refletir uma beleza que vai além da que se pode perceber com os olhos do corpo”. Ele pediu aos cirurgiões que, como homens, médicos e cristãos, mantenham sempre presente a verdade íntima do homem. “Uma beleza que não está sujeita às tendências programadas pelo negócio da moda, da cultura ou da aparência, mas que se conecta com a verdade do ser humano, que não podemos desfigurar”, ressaltou.

Citando São Paulo, o Papa Francisco recordou que “nós, com o rosto descoberto, refletimos, como em um espelho, a glória do Senhor, e somos transfigurados à sua própria imagem”. Ele incentivou os profissionais a deixarem que essa verdade guie suas mãos, para que possam levar ao mundo a imagem de Deus impressa em nosso ser, através das boas obras e do amor que se entrega e se difunde.

Por fim, o pontífice destacou a figura de Jesus, apresentado nas Escrituras como “o mais belo dos homens” e, ao mesmo tempo, como aquele que, devido ao sofrimento, chegou a ter sua aparência desfigurada. “Jesus nos mostra, nesse paradoxo, sua verdadeira imagem e a nossa, que passa pelo caminho da cruz, pela aceitação de nossa pequenez, para alcançar uma glória perene e uma esperança que não decepciona nem se desvanece”, concluiu o Papa Francisco.

Com informações de Vatican News

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes