Notícias

Papa Francisco pede orações por vocações religiosas

Pontífice expressa preocupação com a queda no número de vocações na Itália e na Europa

Durante a audiência geral na Praça de São Pedro, no dia 22 de maio de 2024, o Papa Francisco manifestou sua preocupação com a diminuição das vocações ao sacerdócio e à vida religiosa na Itália. Deixando de lado suas anotações, o Santo Padre incentivou os católicos a rezarem por vocações, destacando que os números na Europa mostram uma queda acentuada.

Ao saudar as noviças que participavam de um curso promovido pela União das Superioras Maiores da Itália — que reúne mais de 600 congregações femininas do país — o Papa comentou sobre sua preocupação com as vocações religiosas. “Vejo essas noviças e me pergunto: Quantas são italianas? Não muitas…”, disse ele espontaneamente à multidão.

“Há uma escassez de vocações na Itália”, afirmou o líder da Igreja Católica com tristeza. “Vamos pensar e rezar pelas vocações à vida consagrada.”

Em 2021, dados de um relatório da Conferência Episcopal Italiana revelaram que, em apenas 10 anos, as vocações diminuíram 28%. Em 50 anos, o número de seminaristas caiu mais da metade: em 1970, havia 6.337 seminaristas, comparados a 2.103 em 2019.

De forma mais ampla, na Europa, em um período de 10 anos, o continente perdeu cerca de 27.000 padres, 6.000 seminaristas e quase 80.000 freiras, de acordo com os dados mais recentes sobre a Igreja Católica publicados em 2023. Com exceção da África, todos os continentes estão enfrentando uma diminuição no número de seminaristas.

Com informações de Aleteia

Ajude a Rádio Aliança a continuar promovendo a fé e incentivando as vocações religiosas. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes