Papa Francisco destaca o poder transformador do Espírito Santo
Pontífice inicia ciclo de catequeses sobre o Espírito Santo e sua ação na história da salvação

Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 29 de maio, o Papa Francisco deu início a um novo ciclo de catequeses dedicado ao Espírito Santo. Em sua mensagem, o pontífice destacou o papel do Espírito Santo como o poder transformador que guia o povo de Deus ao encontro de Jesus, nossa esperança. “Que esta reflexão desperte em nós o desejo de experimentar o Espírito criador”, afirmou o Papa.
O Santo Padre explicou que este ciclo de catequeses percorrerá as três grandes etapas da história da salvação: o Antigo Testamento, o Novo Testamento e o tempo da Igreja, sempre com o olhar fixo em Jesus. Ele enfatizou que, ao explorar o Espírito no Antigo Testamento, não se trata de fazer “arqueologia bíblica”, mas de descobrir como as promessas antigas foram plenamente realizadas em Cristo.
Inspirado pelos primeiros versículos da Bíblia, o Papa Francisco explicou que o Espírito de Deus é o poder misterioso que transforma o mundo do caos para a harmonia. “É Ele quem nos faz passar do caos ao cosmos, ou seja, da confusão para algo belo e ordenado”, disse o pontífice, ressaltando que o Espírito é a harmonia.
O Papa também mencionou as inúmeras referências à ação do Espírito de Deus nos salmos e no Novo Testamento. Ele citou o apóstolo Paulo, que fala de um universo que “geme e sofre como que dores de parto” devido à corrupção e ao pecado da humanidade. Francisco destacou a importância de retornar à harmonia do Espírito criador através da contemplação e do louvor, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis.
Por fim, o Papa Francisco lembrou que o Espírito de Deus, que no início transformou o caos em cosmos, está trabalhando para realizar essa transformação em cada pessoa. “Peçamos ao Espírito Santo que venha a nós e nos torne pessoas novas, com a novidade do Espírito”, concluiu o pontífice.
Com informações de Vatican News
Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando a mensagem do Espírito Santo e a harmonia de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes