Notícias

Papa Francisco dialoga com jovens sacerdotes sobre proximidade e serviço

Pontífice destaca a importância do diálogo e da compaixão no ministério sacerdotal durante encontro em Roma

Na tarde desta quarta-feira, 29 de maio, o Papa Francisco se reuniu com 90 sacerdotes da Diocese de Roma com até dez anos de ordenação. Este encontro faz parte de um ciclo de diálogos que o pontífice tem mantido com o clero de sua diocese. Em um encontro anterior, no dia 14 de maio, o Papa conversou com padres com mais de 40 anos de ministério. O próximo compromisso será no dia 11 de junho, com sacerdotes de tempo de ordenação intermediário.

Francisco foi recebido calorosamente pelas Irmãs Discípulas do Divino Mestre, que o presentearam com uma casula costurada por elas. O Papa agradeceu e abençoou as religiosas, incentivando-as a continuarem fazendo o bem. Em seguida, o pontífice se dirigiu à Igreja dedicada a Jesus Divino Mestre, onde foi recebido com aplausos pelos jovens padres, alguns recém ordenados em 2024.

Durante o encontro, que ocorreu a portas fechadas, o Papa Francisco abordou temas pastorais importantes, como a proximidade com o povo, o serviço aos doentes e idosos, e as crises enfrentadas na vida sacerdotal. Ele enfatizou que “de uma crise, não se sai sozinho” e destacou a importância do diálogo em vez da fofoca para resolver as fraquezas da Diocese de Roma. O Papa também mencionou o caminho sinodal em andamento e a necessidade de vivê-lo como um modo de ser Igreja.

O pontífice reiterou a importância de estar próximo dos idosos, considerando isso um “teste de proximidade”. Ele questionou os sacerdotes sobre como eles se comportam quando estão com os idosos, se realmente os escutam. Ao final do encontro, o Papa convidou os jovens sacerdotes para a celebração de Corpus Christi, programada para o domingo, 2 de junho, e agradeceu pela oração e franqueza no diálogo.

Dom Michele Di Tolve, delegado para o cuidado do diaconato, do clero e da vida religiosa, destacou que o encontro foi muito desejado pelo Santo Padre. Ele explicou que os sacerdotes perguntaram ao Papa sobre como atravessar crises pessoais e as dificuldades enfrentadas em tempos de guerra, pós-pandemia e problemas da juventude. Di Tolve ressaltou a importância das “quatro proximidades” recomendadas pelo Papa: proximidade com Deus, com o bispo, com os outros sacerdotes em fraternidade e com o povo de Deus.

Com informações de Vatican News

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes