Papa Francisco anuncia documento sobre o Coração de Jesus em um mundo que “parece ter perdido o coração”
Publicação em setembro visa reforçar a tradição espiritual e renovar a fé na Igreja

O Papa Francisco anunciou hoje a publicação de um documento sobre o culto ao Coração de Jesus, previsto para setembro. Este documento pretende sublinhar a importância desta tradição espiritual num mundo que, segundo o pontífice, “parece ter perdido o coração”.
Durante a audiência pública semanal, Francisco destacou a relevância de meditar sobre o amor do Senhor para iluminar o caminho da renovação eclesial e para oferecer uma mensagem significativa ao mundo atual. Ele relembrou que em 27 de dezembro de 2023, celebrou-se o 350.º aniversário da primeira manifestação do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, iniciando um período de celebrações que se estenderá até 27 de junho de 2025.
“Estou preparando um documento que reúne valiosas reflexões dos textos precedentes do magistério e uma longa história que remonta às Sagradas Escrituras, para voltar a propor hoje, a toda a Igreja, este culto carregado de beleza espiritual”, afirmou o Papa.
Francisco pediu orações durante este tempo de preparação, com a intenção de publicar o documento em setembro. A solenidade do Coração de Jesus será celebrada na próxima sexta-feira, conforme o calendário litúrgico, sendo uma celebração importante para a Igreja Católica desde 1856, por decisão do Papa Pio IX.
A devoção ao Coração de Jesus remonta à mística alemã do final da Idade Média e foi aprofundada por figuras como São João Eudes, considerado pelo Vaticano como um “apóstolo da devoção ao Coração de Jesus e de Maria”. Margarida Maria Alacoque, uma religiosa francesa, teve a primeira visão do Coração de Jesus em 27 de dezembro de 1673, uma série de visões que se prolongou por 17 anos, consolidando essa devoção.
Com informações de Agência Ecclesia
Ajude a Rádio Aliança a continuar promovendo tradições espirituais que renovam nossa fé. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes