Notícias

Papa Francisco pede harmonia entre fé e ciência na busca pela verdade

Pontífice destaca que tanto a fé quanto a ciência emanam da verdade absoluta de Deus e devem servir à humanidade

Na quinta-feira, o Papa Francisco dirigiu-se aos participantes da segunda conferência da Specola Vaticana, que teve como tema “Buracos Negros, Ondas Gravitacionais e Singularidades do Espaço-Tempo”. O Santo Padre iniciou sua fala homenageando o Arcebispo George Lemaître, a quem a conferência foi dedicada, reconhecendo sua contribuição tanto para a ciência quanto para a fé.

O Papa destacou que o valor científico do sacerdote e cosmólogo belga foi reconhecido pela União Astronômica Internacional, que decidiu renomear a conhecida lei de Hubble para lei de Hubble-Lemaître. Durante o evento, os cientistas debateram as questões mais recentes da pesquisa cosmológica, e o Papa Francisco assegurou que a Igreja está atenta e promove tais pesquisas, pois elas estimulam a sensibilidade e a inteligência das pessoas.

O Pontífice ressaltou que o início do universo, sua evolução final e a estrutura profunda do espaço e do tempo confrontam os seres humanos com uma busca frenética por significado, em um cenário vasto onde correm o risco de se perder. Ele observou que esses temas têm relevância particular para a teologia, filosofia, ciência e vida espiritual, como exemplificado por George Lemaître, descrito pelo Papa como um “sacerdote e cientista exemplar” que compreendeu que “ciência e fé seguem caminhos diferentes e paralelos, entre os quais não há conflito”.

De fato, o Papa Francisco continuou, “esses caminhos podem harmonizar-se, pois tanto a ciência quanto a fé, para um crente, têm a mesma matriz na verdade absoluta de Deus”. Concluindo seu discurso, o Papa convidou os cientistas a continuarem a confrontar-se de maneira leal e humilde sobre os temas discutidos. Ele enfatizou que a liberdade e a ausência de condicionamentos experimentadas na conferência ajudarão no progresso em direção à Verdade, que é uma emanação da Caridade de Deus. Finalmente, reiterou que “fé e ciência podem ser unidas na caridade se a ciência for colocada a serviço dos homens e mulheres de nosso tempo, e não distorcida para seu detrimento ou destruição”.

Ajude a Rádio Aliança a continuar promovendo a harmonia entre fé e ciência. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News