Notícias

Papa Francisco adverte sobre o perigo do poder descontrolado sobre a natureza

Para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o Papa propõe reflexão sobre o uso do poder

O Papa Francisco, em sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que ocorrerá em 1º de setembro, alertou sobre os perigos do poder descontrolado do homem sobre a natureza. Ele destacou que um poder sem limites gera monstros e pode se voltar contra a própria humanidade.

Com o tema “Espera e age com a criação”, a mensagem do Papa faz referência à Carta de São Paulo aos Romanos, sublinhando a esperança cristã como uma força que nos mantém firmes diante das adversidades e da destruição causada pela humanidade. Francisco frisou que a criação sofre e geme, reflexo das injustiças e guerras que poluem e destroem o meio ambiente.

O Papa enfatizou a necessidade de uma conversão nos estilos de vida, resistindo à degradação ambiental e promovendo uma mudança ética. Para ele, é essencial passar da arrogância de dominar para a humildade de cuidar da criação, lembrando que a terra pertence a Deus e não deve ser manipulada a bel-prazer.

Francisco também destacou a urgência de impor limites éticos ao desenvolvimento da inteligência artificial, que, se não for bem direcionada, pode ser usada para dominar a humanidade e a natureza, em vez de promover a paz e o desenvolvimento integral.

Para o Pontífice, a salvaguarda da criação é uma questão teológica que envolve o mistério da relação entre o homem e Deus. Ele chamou a atenção para a motivação transcendente que compromete os cristãos a promover a justiça e a paz, compartilhando a esperança de uma ressurreição corporal em Cristo.

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News