Notícias

Descobertas arqueológicas em Roma revelam vestígios históricos durante preparativos para o Jubileu de 2025

Escavações desenterram estruturas antigas perto das Basílicas de São Pedro e São João de Latrão

As obras de urbanismo em Roma, realizadas em preparação para o Jubileu da Esperança 2025, continuam a revelar tesouros históricos que permaneceram escondidos por séculos. Recentemente, foram descobertos uma lavanderia da Roma Antiga do século II e vestígios de uma propriedade do imperador Calígula, ambos localizados próximos à Basílica de São Pedro.

Nos últimos meses, a capital italiana tem sido palco de intensas escavações, parte de um projeto abrangente para receber milhões de peregrinos de todo o mundo no próximo ano. Uma das descobertas mais recentes foi feita aos pés da imponente Basílica de São João de Latrão, a catedral de Roma: uma estrutura defensiva medieval datada entre os séculos XI e XIII.

Vale lembrar que, por mais de mil anos, o Palácio de Latrão foi a sede papal e residência oficial do Pontífice, até a transferência para Avinhão em 1305. Os restos descobertos faziam parte de uma muralha construída com blocos de tufo, destinada a proteger a residência papal, e foram reformados diversas vezes ao longo dos séculos.

De acordo com o jornal italiano Avvenire, essa muralha protegia a basílica e os palácios em uma época marcada por conflitos entre famílias aristocráticas que disputavam o trono de Pedro e pelas invasões dos sarracenos. Com o retorno dos papas a Roma, a necessidade de defesa diminuiu, e a muralha foi demolida e enterrada, permanecendo oculta até agora.

As investigações arqueológicas em São João de Latrão estão sob a direção científica da Superintendência Especial de Roma, liderada por Daniela Porro, que coordena as escavações e estudos dos achados históricos.

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de ACI Prensa