Notícias

Jubileu da esperança 2025: Portas Santas em basílicas papais e prisão

Jubileu ocorrerá de 24 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2026, com Portas Santas em quatro basílicas e uma prisão.

O Dicastério para a Evangelização anunciou na quinta-feira que as Portas Santas do Jubileu da Esperança de 2025 em Roma estarão localizadas nas quatro basílicas papais e em uma prisão. O Jubileu da Esperança ocorrerá de 24 de dezembro de 2024, véspera de Natal, até 6 de janeiro de 2026, festa da Epifania.

As Portas Santas estarão situadas na Basílica de São Pedro, na Arquibasílica de São João de Latrão, na Basílica de Santa Maria Maior e na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Uma quinta porta será instalada em uma prisão, cujo nome ainda não foi divulgado.

Essas cinco Portas Santas foram especificadas pelo Papa Francisco quando ele proclamou oficialmente o Jubileu Ordinário de 2025 através de sua bula de indição, “Spes Non Confundit” (“A Esperança Não Decepciona”), na festa da Ascensão, em 9 de maio. A primeira Porta Santa será aberta pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro na véspera de Natal deste ano, marcando o início do Ano Jubilar em todo o mundo. Esta porta será a última a ser fechada na festa da Epifania em 2026, encerrando o ano santo.

A Arquibasílica de São João de Latrão será a segunda porta a ser aberta pelo Papa Francisco, em 29 de dezembro, festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. O Santo Padre abrirá então a Porta Santa na Basílica de Santa Maria Maior na solenidade de Maria, Mãe de Deus, em 1º de janeiro, e em 5 de janeiro ele abrirá a Porta Santa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Essas três basílicas papais serão fechadas em 28 de dezembro de 2025.

Na bula papal, o Santo Padre expressou seu desejo de que os prisioneiros “olhem para o futuro com esperança e um renovado senso de confiança” durante o Ano Jubilar. A nota divulgada pela Seção para Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo do dicastério não mencionou a abertura de outras Portas Santas na Itália ou no exterior, mas emitiu diretrizes adicionais para a concessão e uso da indulgência do Jubileu de 2025 ao visitar catedrais, santuários internacionais e nacionais, e outros locais significativos de culto fora de Roma.

O Decreto da Penitenciária Apostólica, divulgado em 13 de maio e mencionado na nota de 1º de agosto, afirma que os fiéis católicos que desejam viver “este momento de graça em sua plenitude” podem obter a indulgência do Jubileu de 2025 de três maneiras principais: peregrinações, visitas piedosas a lugares sagrados e obras de misericórdia e penitência.

Com informações de CNA