Notícias

Sacerdotes da Diocese de Matagalpa são presos durante celebração em Manágua

Padres Ulises Vega e Edgard Sacasa são detidos em meio a crescente repressão contra a Igreja Católica na Nicarágua.

A imprensa nicaraguense relatou a prisão dos padres Ulises René Vega Matamoros e Edgard Sacasa, ambos vigários da Diocese de Matagalpa. As razões para a detenção e o local onde estão sendo mantidos ainda não foram revelados. A Diocese de Matagalpa já havia enfrentado repressão anteriormente, com a prisão e subsequente exílio de seu bispo, dom Rolando Álvarez, em dezembro de 2023 e janeiro de 2024, respectivamente.

Os sacerdotes foram presos no dia 1º de agosto, durante a celebração do padroeiro de Manágua, São Domingos de Gusmão. Pe. Ulises Vega é o pároco da igreja de San Ramón, enquanto pe. Edgar Sacasa lidera a paróquia de San Isidro. A detenção ocorreu em um momento de grande importância religiosa, intensificando a tensão entre a Igreja Católica e as autoridades nicaraguenses.

Além disso, em 26 de julho, o administrador ad omnia da Diocese de Esteli, pe. Frutos Valle, também foi preso e transferido para o Seminário Nacional Interdiocesano de Nossa Senhora de Fátima, em Manágua, que atualmente serve como local de confinamento para membros do clero. Este incidente é mais um exemplo da crescente repressão enfrentada pela Igreja Católica no país.

Desde 2018, estima-se que pelo menos 140 religiosos e religiosas foram forçados a deixar a Nicarágua. Muitas organizações eclesiásticas também foram expropriadas ou tiveram seu status jurídico revogado, evidenciando a difícil situação enfrentada pela Igreja Católica no país.

Com informações de Vatican News