Notícias

Nossa Senhora Medianeira é coroada como “Rainha do Povo Gaúcho” em Solenidade da Assunção

Celebração solene no Santuário Basílica em Santa Maria marca a coroação e reforça a devoção do povo gaúcho à Virgem Maria.

Na noite da quinta-feira, 15 de agosto, durante a Solenidade da Assunção de Maria, Nossa Senhora Medianeira foi oficialmente coroada como “Rainha do Povo Gaúcho”. A cerimônia, realizada no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, foi presidida pelo arcebispo da arquidiocese local, Dom Leomar Brustolin, que também foi o autor do pedido ao Vaticano para conceder este título à Virgem.

O ato de coroação foi precedido pela leitura pública do decreto do Departamento Vaticano para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, que autorizou o uso do título “Rainha do Povo Gaúcho” para Nossa Senhora Medianeira, um pedido feito por Dom Leomar em maio deste ano e aprovado pelo Papa Francisco.

Durante a celebração, Dom Leomar destacou a importância da Virgem Maria, exaltando-a como a mãe de todos os viventes e intercessora junto a seu Filho. Ao aspergir água benta sobre a coroa e, em seguida, coroar a imagem de Maria Medianeira, o arcebispo reafirmou a devoção dos gaúchos àquela que é vista como a medianeira de todas as graças.

Em sua homilia, Dom Leomar ressaltou a grande participação dos fiéis e a união de bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e leigos na celebração. Ele também abordou o impacto das chuvas que causaram grande devastação no Rio Grande do Sul, ressaltando a resiliência e a solidariedade do povo gaúcho em meio à tragédia, além de citar a Exortação Apostólica Laudate Deum do Papa Francisco, que alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas.

A celebração marcou não apenas a coroação de Nossa Senhora Medianeira, mas também o Jubileu de 60 anos do Regional Sul 3 da CNBB e o lançamento da revista “Gente à frente: Igreja Católica em missão no Rio Grande do Sul”. Diversos bispos e sacerdotes de todo o estado participaram da cerimônia, reforçando a unidade e a fé do povo gaúcho em torno de sua padroeira.

Dom Leomar agradeceu ao Papa Francisco por ter concedido a coroação pontifícia ao venerável quadro de Nossa Senhora Medianeira, pintado em 1930, que se consolidou como um símbolo da presença de Maria entre os gaúchos. “Maria é uma estrela, uma luz que faz reerguer o Rio Grande do Sul”, afirmou o arcebispo.

Com informações de Canção Nova