Notícias

Papa Francisco exorta cristãos a serem mensageiros de paz em mensagem ao Comité Nazarat

Pontífice destaca a necessidade urgente da Boa Nova da paz e encoraja a oração pelos perseguidos no 10º aniversário da iniciativa.

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Comité Nazarat para os Cristãos Perseguidos, destacando a urgência da paz para toda a humanidade. A mensagem, divulgada hoje, sublinha que, mais do que nunca, o mundo precisa da Boa Nova do Evangelho, especialmente em tempos de grande tensão e perseguição.

Francisco convocou os cristãos a serem portadores da mensagem de paz, referindo-se à iniciativa do Comité Nazarat, que há 10 anos promove a oração do terço no dia 20 de cada mês, em resposta à expulsão dos cristãos da Planície de Nínive, no Iraque, pelo Estado Islâmico. “Espero que todos aqueles que participam dos momentos de oração continuem a ser promotores de uma cultura de respeito, acolhimento e fraternidade inclusiva, onde todos possam experimentar a comunhão e a solidariedade”, escreveu o Papa.

A iniciativa “Apelo à Humanidade”, iniciada em 2024, reúne católicos em Rimini, na Itália, para rezar o terço pelas vítimas de perseguição, sejam cristãos ou não. O Papa Francisco expressou sua gratidão pelo trabalho realizado pelo Comité Nazarat, especialmente pelo testemunho de caridade e proximidade com as populações atingidas pela injustiça e opressão.

O Papa também encorajou a invocação da Virgem Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, para que ela continue a apoiar os fiéis nos momentos difíceis e mantenha viva a esperança de um futuro de paz. A iniciativa Nazarat, ao longo dos últimos dez anos, conseguiu arrecadar dezenas de milhares de euros, que foram destinados a ajudar famílias vulneráveis na Síria e no Iraque.

Para marcar o 10º aniversário da iniciativa, o bispo de Rimini, Dom Nicolò Anselmi, liderou a oração do terço na praça principal da cidade, unindo-se à causa dos cristãos perseguidos e renovando o compromisso com a paz e a solidariedade.

Com informações de Agência Ecclesia