Notícias

Papa Francisco chega a Timor-Leste em sua viagem pela Ásia e Oceania

Pontífice é recebido calorosamente em Dili, capital do país onde 98% da população é católica

Nesta segunda-feira, 9 de setembro, o Papa Francisco pousou em Dili, capital de Timor-Leste, marcando a terceira etapa de sua viagem pela Ásia e Oceania. O Santo Padre chegou por volta das 14h10 (hora local), após um voo de pouco mais de 3 horas desde Papua Nova Guiné.

Francisco foi recebido no Aeroporto Internacional “Presidente Nicolau Lobato” pelo presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta. Em um gesto de boas-vindas, duas crianças colocaram um tecido tradicional sobre os ombros do Papa, que também aproveitou para conversar com fiéis e funcionários do aeroporto que o aguardavam.

Timor-Leste, uma nação com uma história complexa de colonização e luta pela independência, tem uma população predominantemente católica, com cerca de 98% de seus habitantes professando a fé. Em Dili, dos 783.437 habitantes, 740.250 são católicos, e a cidade conta com 33 paróquias, 234 igrejas e 214 sacerdotes.

A agenda do Papa em Timor-Leste inclui encontros com autoridades, sociedade civil e corpo diplomático, além de visitas a crianças com deficiência e reuniões com bispos e sacerdotes. Está prevista também uma missa na explanada de “Tasi Tolu” e um encontro com jovens antes de sua partida para Singapura na quarta-feira.

Esta visita marca a segunda vez que um Pontífice visita Dili, sendo a primeira realizada por São João Paulo II em 1989, durante sua viagem à Indonésia.

Com informações de ACI Prensa