Notícias

Papa Francisco exalta o serviço e a alegria em encontro com católicos luxemburgueses

Durante visita à Catedral de Notre-Dame, o Pontífice destaca a importância do acolhimento e da missão evangelizadora

Em sua 46ª Viagem Apostólica Internacional, o Papa Francisco dirigiu-se à Comunidade Católica na majestosa Catedral de Notre-Dame, em Luxemburgo, nesta quinta-feira (26/09). O encontro coincidiu com um significativo Jubileu Mariano, que celebra quatro séculos de devoção a Maria, Consoladora dos Aflitos e Padroeira do país.

O Santo Padre enfatizou dois aspectos fundamentais do amor ensinado por Jesus: consolar e servir. “São a missão que nos foi confiada e o único caminho para a alegria completa”, afirmou Francisco. Ele aproveitou o momento para destacar a importância do acolhimento, elogiando a tradição secular de Luxemburgo nesse aspecto. “O espírito do Evangelho é um espírito de acolhimento, de abertura a todos, e não admite nenhum tipo de exclusão”, ressaltou o Pontífice.

Francisco abordou também o tema da missão evangelizadora em uma sociedade secularizada. Ele incentivou a Igreja a evoluir, amadurecer e crescer, passando de uma simples lógica de cura pastoral para um anúncio missionário mais ativo. O Papa sublinhou a importância da sinodalidade como um “modo duradouro de relacionamento” entre os membros da comunidade.

Ao falar sobre a responsabilidade com a “casa comum”, o Santo Padre lembrou que somos guardiões, não déspotas. Ele enfatizou que o que nos impulsiona à missão não é a necessidade de “fazer número”, mas o desejo de compartilhar a alegria do encontro com Cristo.

O Pontífice concluiu seu discurso refletindo sobre a alegria, recordando a recente Jornada Mundial da Juventude em Lisboa. “Nossa fé é alegre, ‘dançante’, porque diz que somos filhos de um Deus amigo do homem, que nos quer felizes e unidos”, declarou Francisco, fazendo uma bela analogia com a tradicional “procissão da primavera” de Luxemburgo.

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando mensagens de serviço e alegria, assim como o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: http://alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News