Notícias

Papa Francisco convoca dia de oração e jejum pela paz mundial

Na abertura do Sínodo dos Bispos, o Pontífice reflete sobre humildade e escuta, e anuncia iniciativas pela paz

Na manhã desta quarta-feira (2), o Papa Francisco presidiu a Missa de abertura da segunda sessão da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos na Praça São Pedro. Em sua homilia, inspirada na festa dos Santos Anjos da Guarda, o Santo Padre propôs três imagens para reflexão: a voz, o refúgio e a criança.

Francisco enfatizou a importância de escutar a “voz do anjo” enviada por Deus, ressaltando que o Sínodo não é uma assembleia parlamentar, mas um lugar de escuta em comunhão. O Pontífice alertou contra a arrogância e a presunção, lembrando que “a solução para os problemas a enfrentar não a temos nós, mas Ele”.

Ao falar sobre o refúgio, simbolizado pelas asas protetoras, o Papa destacou a necessidade de criar espaços de paz e abertura na Igreja, principalmente nos corações. Quanto à imagem da criança, Francisco lembrou que, apesar da grandeza dos temas a serem tratados, é preciso manter a humildade e a simplicidade.

Diante do cenário mundial atual, marcado por conflitos e violência, o Santo Padre anunciou duas iniciativas pela paz:

  1. No domingo, 6 de outubro, o Papa irá à Basílica de Santa Maria Maior para rezar o Santo Rosário e dirigir uma súplica à Virgem Maria pela paz.
  2. Na segunda-feira, 7 de outubro, Francisco convida toda a comunidade de fiéis a participar de um dia de oração e jejum pela paz no mundo.

O Pontífice concluiu sua homilia com um chamado à unidade: “Vamos caminhar juntos. Vamos ouvir o Senhor. E deixemo-nos guiar pela brisa do Espírito”.

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando mensagens de paz e unidade, assim como o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br

Com informações de Vatican News