Notícias

Papa Francisco inaugura segunda sessão do Sínodo dos Bispos com apelo à sinodalidade e missão

Pontífice destaca a importância do Espírito Santo e da inclusão de leigos na Assembleia Sinodal

O Papa Francisco inaugurou nesta quarta-feira (2 de outubro) a segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, no Aula Paulo VI, com um discurso enfatizando a importância de uma “Igreja sinodal em missão”. O Santo Padre destacou o papel fundamental do Espírito Santo como guia neste processo.

Em sua alocução, Francisco citou São Macário de Alexandria, refletindo sobre como o Espírito Santo age a partir do Batismo, gerando todos em igual dignidade. O Papa questionou se o processo sinodal permitiu aos participantes experimentar essa ação do Espírito.

Um ponto crucial do discurso foi a decisão do Pontífice de incluir como membros de pleno direito da Assembleia um número significativo de leigos, consagrados, diáconos e presbíteros. Francisco explicou que esta composição mais inclusiva não diminui a dimensão episcopal da Assembleia, mas expressa uma modalidade do exercício do ministério episcopal coerente com a Tradição viva da Igreja e o ensinamento do Concílio Vaticano II.

O Papa também enfatizou a necessidade de humildade e perdão, recordando a vigília penitencial realizada no dia anterior na Basílica de São Pedro. Ele destacou que a Igreja deve ser um reflexo da luz de Cristo, “como pálida lua que assume fiel e gozosamente a missão de ser para o mundo sacramento daquela luz”.

Francisco concluiu seu discurso pedindo aos participantes que se mantenham abertos à ação do Espírito Santo, descrevendo-o como “nossa guia segura, nossa consolação”. Ele acrescentou que o Espírito é a harmonia, não uma harmonia sofisticada ou intelectual, mas uma harmonia existencial.

Ajude a Rádio Aliança a continuar difundindo as mensagens do Papa Francisco e as notícias da Igreja. Contribua em: alianca.fm.br

Com informações de Vatican News