Notícias

Novo grupo “Autistic Catholics” busca acolher fiéis com autismo na Igreja

Iniciativa responde ao chamado do Papa Francisco para alcançar as periferias e oferecer suporte à comunidade autista católica

Um grupo de católicos uniu forças para criar um sistema de apoio voltado aos fiéis com autismo. O “Autistic Catholics”, um recurso online e grupo de suporte, iniciou suas atividades esta semana com seu primeiro encontro virtual.

Allen Obie John Smith, um convertido ao catolicismo que vive em Ridgway, Colorado, é o diretor executivo fundador do Autistic Catholics. Inspirado por sua própria experiência com autismo, Smith fundou o grupo no verão passado para promover a comunhão entre católicos autistas e dar-lhes voz.

“Minha própria experiência de me sentir sozinho como uma pessoa diagnosticada com autismo contribuiu muito para a fundação, e eu sabia que não estava sozinho nesse sentimento de isolamento”, compartilhou Smith.

O Padre Matthew Schneider, presidente do Autistic Catholics e sacerdote abertamente autista, afirmou que o projeto é uma resposta ao chamado do Papa Francisco para ir às periferias, “já que as pessoas autistas frequentemente estão à margem em nossa sociedade”.

Schneider ressaltou que pessoas com autismo têm uma probabilidade desproporcionalmente maior de serem ateístas. “Se não preenchermos essa lacuna para ajudar os autistas a viverem uma vida católica plena, grupos não católicos e não cristãos o farão e afastarão os autistas de Cristo e sua Igreja”, alertou.

O grupo também aborda desafios práticos enfrentados por católicos autistas, como a sobrecarga sensorial durante a Missa. Smith e Schneider sugerem “Missas sensorialmente amigáveis” para melhor acolher a comunidade autista.

Ajude a Rádio Aliança a continuar promovendo a inclusão e o acolhimento de todos na Igreja. Contribua em: alianca.fm.br

Com informações de CNA