Notícias

Papa Francisco anuncia nova encíclica ‘Dilexit nos’ sobre o Coração de Jesus

Documento a ser publicado nesta quinta-feira abordará o amor humano e divino, buscando renovar a devoção num mundo que "parece ter perdido o coração"

O Vaticano anunciou que o Papa Francisco publicará nesta quinta-feira sua quarta encíclica, intitulada ‘Dilexit nos’ (amou-nos), focada na devoção ao Coração de Jesus. O documento, subtitulado “Carta Encíclica sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Cristo”, foi anunciado pelo próprio Pontífice durante a audiência geral de 5 de junho.

Francisco destacou a importância desta tradição espiritual, especialmente num mundo que “parece ter perdido o coração”. A encíclica coincide com as celebrações do 350º aniversário da primeira manifestação do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, que se iniciaram em 27 de dezembro de 2023 e se estenderão até 27 de junho de 2025.

Esta nova encíclica se junta às três anteriores do pontificado de Francisco: ‘Lumen fidei’ (2013), ‘Laudato si’ (2015) e ‘Fratelli tutti’ (2020). O Papa expressou seu desejo de reunir valiosas reflexões de textos precedentes do magistério e da longa história que remonta às Sagradas Escrituras, propondo novamente este culto à Igreja universal.

A devoção ao Coração de Jesus, que tem raízes na mística medieval alemã e foi promovida por figuras como São João Eudes no século XVII, tornou-se uma solenidade universal na Igreja Católica em 1856, por decisão do Papa Pio IX.

As encíclicas, cartas de âmbito universal onde o Papa empenha sua autoridade como primeiro responsável pela Igreja Católica, têm uma longa história na tradição eclesiástica. O termo, que significa “circular” em grego, ganhou uso generalizado com o Papa Gregório XVI no século XIX.

Ajude a Rádio Aliança a continuar transmitindo as notícias e ensinamentos da Igreja. Contribua em: alianca.fm.br

Com informações de Agência Ecclesia